Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Folkcomunicação e Religiosidade é tema de periódico internacional

Folkcomunicação e Religiosidade é tema de periódico internacional

27/10/2016 16h01

Arthur Marchetto

A Folkcomunicação é uma área de pesquisa comunicacional que tem crescido ao longo dos últimos anos. Relacionada aos processos comunicacionais das manifestações folclóricas culturais e populares dos grupos marginalizados, cultural ou geograficamente, a Folkcomunicação trata do processo de comunicação dos agentes e meios que estão ligados com o folclore, a cultura popular e, em alguns casos, com a mudança social.

Ao longo de sua trajetória, a Folkcomunicação se relacionou com outras temáticas. Uma delas, a área da comunicação eclesiástica, motivou a criação de um dossiê sobre as manifestações religiosas no âmbito dos estudos de folkcomunicação e as possibilidades de atualização de objetos e abordagens em torno das práticas de devoção presentes na cultura popular e massiva. Partindo disso, a Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) publicou a 32ª edição sob a temática “Folkcomunicação e Religiosidade”, organizado pelos pesquisadores José Cláudio Alves de Oliveira e Iury Aragão Parente.

Publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, com apoio da Editora UEPG e Fundação Araucária/SETI, a RIF n. 32 traz artigos que tratam da comunicação dos ex-votos, das casas de milagres, da midiatização das práticas religiosas, da permanência e da transformação das manifestações de fé e de outros aspectos que configuram o cenário no qual se desenvolvem abordagens diversas para a compreensão dos fenômenos religiosos. Além disso, um ensaio fotográfico sobre a Festa do Divino e a resenha do livro “A construção de um santo popular: o caso Motorista Gregório” também permeiam a publicação, disponível aqui

Comunicar erros