Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Folha lança nova série documental sobre mudanças climáticas

Folha lança nova série documental sobre mudanças climáticas

Episódios estão disponíveis online

02/05/2018 18h56

Pedro Zuccolotto

A TV Folha, canal de produtos audiovisuais da Folha de S. Paulo, lançou no último mês uma nova série documental sobre mudanças climáticas chamada “Crise do Clima – No rastro do aquecimento global”. O jornal viajou para três continentes diferentes com o intuito de mostrar os impactos da mudança e como é a adaptação para essa nova realidade. Serão nove capítulos no total, disponíveis pela plataforma YouTube.

A humanidade caminha para um futuro onde o meio ambiente não sobreviverá à superpopulação, poluição e uso irresponsável dos recursos naturais. Diversos estudos apontam projeções assustadoras, por exemplo, de como milhares de ilhas serão inabitáveis em 2050 pela falta de água, de como a mudança climática produzirá 17 milhões de migrantes internos na América Latina ou até mesmo que o aquecimento global transforma em fêmeas 99% de uma população de tartarugas marinhas. Nesse cenário, abordar de diversas maneiras esses problemas é positivo para a promoção do diálogo.

O primeiro episódio trata das ressacas marítimas e a superpopulação no Panamá, onde indígenas estão sendo obrigados a fugir dos seus lares. O segundo é sobre a crise da seca no nordeste, que já dura seis anos. A terceira, última lançada até agora, discute o Cofre Global de Sementes e o aquecimento da região ártica.

O próximo capítulo será lançado dia 08 de maio e abordará a pior estação de incêndios florestais de Portugal, ocorrido em 2017, que contabilizou 115 mortos.

Comunicar erros