Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Equipe do Profissão Repórter apresenta projeto Globo Lab para estudantes de jornalismo da Metodista

Equipe do Profissão Repórter apresenta projeto Globo Lab para estudantes de jornalismo da Metodista

27/03/2019 17h45

Na última segunda-feira, 25, alunos da graduação do curso de Jornalismo receberam, no Salão Nobre da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), a equipe do Profissão Repórter, programa  da Rede Globo, apresentado por Caco Barcellos. A palestra foi ministrada pela apresentadora, Eliane Scardovelli, e pelo editor do programa, Caio Cavechini.

O  objetivo do evento foi apresentar o projeto Globo Lab para os estudantes da graduação em Jornalismo. Em parceria com o programa Profissão Repórter, o Globo Lab é uma iniciativa que visa encontrar jovens estudantes da área que tenham boas ideias e interesse em audiovisual para incentivar a criatividade e fomentar a inovação na produção jornalística. Esta é a terceira edição do projeto, que existe desde 2017.

Os jovens que participaram da palestra e têm interesse em participar do Globo Lab Profissão Repórter devem se reunir em duplas e inscrever uma reportagem em vídeo, com duração de três a cinco minutos. As  pautas são livres, mas será avaliado a relevância social dos temas abordados. Serão selecionadas as 10 melhores reportagens e os 20 alunos  farão uma imersão de cinco dias na redação do Profissão Repórter, nos estúdios da Rede Globo, em São Paulo.

Durante a palestra, Eliane e Caio apresentaram exemplos de reportagens selecionadas pelo programa nas edições anteriores do Globo Lab e falaram sobre as características das produções que vão ao ar no Profissão Repórter. Entre as características principais, foram enfatizadas questões como originalidade das pautas, abordagens detalhadas e empatia.  

A característica do programa, explicaram os palestrantes,  é mostrar ao público os bastidores da notícia e os desafios da reportagem de uma forma que não é comumente vista nas notícias dos telejornais tradicionais. "São sempre apresentadas reportagens com uma abordagem mais humana e imersiva, coloca o público como espectador não somente do produto final, mas  também da produção por trás das câmeras".

Sobre o Profissão Repórter

O programa tem a proposta de reunir uma equipe de jovens repórteres para ir às ruas em busca de pautas relevantes e mostrar os mais diversos ângulos sobre aquela notícia. Exibido pela Rede Globo todas as quartas-feiras após o futebol, cada edição mostra os bastidores de todo o processo das reportagens, desde a busca pelas fontes, até o produto final.

 

Comunicar erros