Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Editora Metodista lança eBook gratuito sobre jornalismo especializado

Editora Metodista lança eBook gratuito sobre jornalismo especializado

18/04/2016 16h13

Arthur Marchetto

O jornalismo vive uma mudança no sistema produtivo e passa do modelo industrial para o pós-industrial. Neste, as pequenas redações independentes têm mais relevância e se integram à uma balança de regulamentação junto das grandes empresas. Além disso, as matérias passam a ser feitas longe das redações e são veiculadas em um sistema descentralizado e colaborativo, onde há redução os custos na parte administrativa dos negócios, mas melhora a qualidade das produções no cenário jornalístico.

Seguindo tal perspectiva, que é fruto de uma pesquisa do Tow Center for Digital Journalism da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia e divulgada pela Revista de Jornalismo ESPM no “Dossiê Jornalismo Pós-Industrial”, o jornalista especializado é mais requisitado do que o generalista, já que os textos que tratam das perspectivas gerais existirão em maior quantidade e, em alguns casos, feitos com qualidade por “robôs jornalistas”. No entanto, as projeções podem ficar difusas quando comparada com a crise que a imprensa vive.

A Editora Metodista lançou, nesta quinta-feira (14), um eBook gratuito – disponível aqui - que pode auxiliar no desenvolvimento de tais ideias. Organizado por Marli dos Santos e Wilson Bueno, o livro “Jornalismo especializado no Brasil: teoria, prática e ensino” procura abrir espaços para ampliar o estudo, cobertura e debate sobre o Jornalismo Especializado, que vem ganhando corpo na imprensa brasileira.

Conforme destacado na introdução do livro, os organizadores perceberam que o gênero teve uma validação no campo jornalístico, comprovada na academia, onde grupos de estudos do CNPq e cursos de Jornalismo já oferecem disciplinas voltadas para tais áreas, e no mercado, com a presença editorias específicas conquistadas nos jornais impressos e no aparecimento veículos segmentados.

Para tal discussão, o livro reúne 12 capítulos que percorrem a trajetória da visão ampla sobre o exercício do jornalismo especializado e seu ensino até recortes específicos sobre o que tem sido produzido, como o jornalismo científico, ambiental ou em saúde. 

Comunicar erros