Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Dr. Ciro Marcondes Filho, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), morre aos 72 anos

Dr. Ciro Marcondes Filho, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), morre aos 72 anos

O professor faleceu ontem (08/11), às 15h, e lutava contra um câncer

10/11/2020 16h10 - última modificação 21/11/2020 15h15

Ciro Marcondes Filho - Reprodução

Por - Daniel Valenciano Gimenes*

Morreu, ontem (08/11), doutor Ciro Marcondes Filho, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professor da Universidade de São Paulo (USP). A confirmação de sua morte foi divulgada pela página do Facebook do Departamento e Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes. De acordo com colegas e alunos, ele lutava contra um câncer.

Ciro tem bacharelado em Ciências Sociais e Jornalismo (USP/SP), doutorado pela Universidade de Frankfurt (Alemanha) e pós-doutorado pela Universidade de Grenoble (França). Titular da Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica, Ciro foi editor de várias revistas, como Comunicação e Artes, Comunicação & política e Atrator estranho, e traduziu para o português Niklas Luhmann, sociólogo alemão.

"Um dos principais teóricos da Comunicação e do jornalismo no Brasil, Ciro Juvenal Marcondes Filho, faleceu hoje nos deixando um legado de sabedoria e compromisso com uma sociedade mais justa", informou o departamento da ECA-USP por meio de sua página no Facebook. Ciro Marcondes Filho é considerado um dos maiores teóricos da Comunicação e do Jornalismo no Brasil.

*Daniel é estudante de jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo e estagiário da cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Comunicar erros