Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Doutorando do Póscom publica artigo no site de Comunicação do Vaticano

Doutorando do Póscom publica artigo no site de Comunicação do Vaticano

09/06/2017 16h35

Pedro Zuccolotto 

Graduado em Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís, no Maranhão, e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Ricardo Alvarenga, que tem dedicado suas pesquisas à temática Comunicação e Religião, publicou, recentemente, um artigo no site da Secretaria de Comunicação do Vaticano sobre a relação entre a Igreja Católica e a mídia.

Sua dissertação, orientada pelo professor José Marques de Melo, abordou as tendências comunicacionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), buscando entender seus processos. E a pesquisa na área foi ampliada por ocasião do doutorado: “iniciei o doutorado agora no primeiro semestre de 2017 e, ainda orientado por Marques de Melo, continuo pesquisando a relação Igreja-Comunicação, agora com os olhos voltados para a América Latina. A proposta é buscar entender, nos próximos quatro anos, que tipo de comunicação é feita pelas Conferências Episcopais dos 22 países que compõem o continente latino-americano”, explica Ricardo.

O artigo foi escrito por conta do 28 de maio de 2017, quando foi comemorado o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, data celebrada pela Igreja Católica em todo o mundo desde o Concílio Vaticano II. “Essa publicação me deixa especialmente satisfeito, pois representa de certa forma um reconhecimento ao esforço reflexivo que tenho feito nesses últimos anos sobre a temática Igreja-Comunicação, bem como legitima toda uma vivência prática na Comunicação da Igreja”, avalia Alvarenga.

Confira o artigo completo “Igreja e Comunicação: uma relação constituída no caminho”.

Comunicar erros