Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Doutorando da UMESP apresenta trabalho em congresso internacional

Doutorando da UMESP apresenta trabalho em congresso internacional

Aluno do PósCom, Nilton Carvalho participará da IV KISMIF Conference, em Portugal

29/06/2018 19h15 - última modificação 29/06/2018 22h48

Nila Maria

Com foco na temática do experimentalismo e do pós-gênero musical, Nilton Carvalho, doutorando do programa de pós-graduação da Universidade Metodista, fará a primeira apresentação internacional de seu trabalho na quarta edição da KISMIF Conference, que acontece entre os dias 3 e 7 de julho, em Porto – Portugal.

A edição deste ano tem como tema “Gênero, diferenças, identidades e a cultura ‘do-it-yourself’” e busca reunir autores e pesquisadores de diversas áreas da sociologia, história, antropologia, estudos culturais, mídia e comunicação, entre outros, em um olhar mais voltado a agregar a comunidade de estudiosos da cena musical underground e das culturas independentes. Isso, para o pesquisador, representa a  a riqueza da troca cultural e o compartilhamento de experiências e críticas, sempre com o foco no aperfeiçoamento. “Outra coisa legal é entrar em contato com o que estão pesquisando em outros países, conhecer novos autores e pesquisadores”, conta. “Na mesa que participo, por exemplo, há pessoas da Espanha, Finlândia, Canadá e Brasil”.

Em sua pesquisa, Nilton analisa artistas que mesclam gêneros da música pop e fazem hibridizações com ritmos de tradições locais. “O que tento mostrar é que há uma música midiática que molda nosso pensamento espontâneo acerca das produções musicais”, explica. Ele também acredita que os artistas que fogem dos rótulos presentes na música pop “geralmente causam estranhamento e por esse motivo produzem diferença, porque nos tocam a partir de elementos sonoros e culturas que não estamos acostumados a escutar nas produções mainstream”.

Nilton apresenta seu trabalho no dia 7 de julho, às 16h. Para mais informações sobre o evento, acesse: https://www.kismifconference.com

Comunicar erros