Diretora do Instituto Clima e Sociedade alerta para a importância econômica da preservação ambiental
29/08/2020 06h47
Por - João Gabriel Fiasche
No último dia 13 de agosto, o Diálogos Envolverde entrevistou Ana Toni, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade, organização filantrópica que mobiliza recursos e transformações no tema de mudanças climáticas.
Ana Toni foi diretora da Fundação Ford Brasil e presidente do Conselho Greenpeace Internacional. É economista pela Universidade de Swansea, mestre em Política da Economia Mundial pela London School of Economics e doutora em Ciência Política pela UERJ.
Em conversa com Dal Marcondes e Reinaldo Canto, Ana alertou para o fato de que o atual governo brasileiro interrompeu décadas de diálogo positivo com os movimentos em defesa do meio ambiente. “A sociedade civil brasileira é historicamente muito forte no tema socioambiental e suas ideias estiveram alinhadas com o governo federal pelos últimos 30 anos. Mas com a entrada do novo governo, houve uma ruptura.”
Para Ana, a recente alta nos ganhos do Brasil com o agronegócio traz a falsa impressão de que o descaso do governo com a questão ambiental não vai atrapalhar a economia do país. “Esse padrão de negar a ciência e o diálogo atrapalha a relação com investidores estrangeiros que apostaram em uma Agenda Verde e no próximo ano é provável que o Brasil sinta as consequências disso”.
Ana ainda afirma que o Brasil tem desvantagem competitiva em relação aos países desenvolvidos, que já estão atentos para a relação entre economia e meio ambiente. “A Europa pós-Covid terá a questão ambiental como pilar central de sua agenda econômica”.
Comunicação e meio ambiente
Ana Toni acredita que uma comunicação eficiente é fundamental para o sucesso das pautas ambientais. Para ela, essa comunicação passa pelo fortalecimento de mídias locais e não deve ser imposta ou unilateral, e sim incentivadora do diálogo e da participação da sociedade civil, “Felizmente, ao contrário da nossa geração, os jovens de hoje já nascem com esse DNA do meio ambiente”, acrescenta..
Para acompanhar na íntegra a entrevista de Ana Toni no canal da Envolverde no YouTube, clique nesse link: