Diretor do IPAM fala sobre a importância da Coalizão Brasil para a preservação ambiental
18/10/2020 11h40
Por - João Gabriel Fiasche
No último dia 1° de outubro, o Diálogos Envolverde entrevistou André Guimarães, diretor executivo do IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
Em conversa com Dal Marcondes e Reinaldo Canto, André falou sobre a Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura, uma união de mais de 230 entidades entre representantes do Agronegócio, da Academia e do Ambientalismo com o objetivo de proteger o meio ambiente no país.
Criada no final de 2014 e oficializada em 2015, a Coalizão Brasil surgiu para tratar das questões decorrentes das mudanças climáticas sob a ótica de uma nova economia, baseada na baixa emissão de gases do efeito estufa.
Para André, o grande patrimônio da Coalizão nesses mais de cinco anos de atividade é o aprendizado sobre como dialogar e escutar opiniões diferentes. Segundo ele, o movimento chegou à conclusão de que é possível encontrar caminhos para o desenvolvimento econômico no setor agropecuário sem deixar de lado a preservação ambiental.
André também afirma, no entanto, que para isso é necessário o apoio do governo federal. “Cerca de 40% do desmatamento na Amazônia hoje acontece em terras públicas. Por todos os instrumentos que o governo federal possui, cabe a ele liderar o processo de preservação do meio ambiente.”
Guimarães ressalta ainda a importância da cooperação internacional para conter as mudanças climáticas. “O fato de a Europa ter desmatado sua área séculos atrás não é pretexto para que o Brasil não proteja seu meio ambiente. É possível duplicar nossa produção sem cortar nenhuma árvore. Temos que mostrar para o mundo que existe uma outra forma de se desenvolver e que nós podemos fazer isso.”
Para assistir à entrevista completa de André Guimarães, clique neste link:
https://www.youtube.com/watch?v=PV5xJfDV1KM&ab_channel=Envolverde