Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos

Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos

A campanha Stand up for Human Rights reúne mensagens de pessoas de todo o mundo sobre o que os Direitos Humanos significam para elas

07/12/2018 11h48

Nila Maria

Na próxima segunda-feira, 10, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completará 70 anos de existência. Adotada oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, o documento foi escrito pelo canadense John Peters Humpfrey, diretor da divisão de direitos humanos no secretariado da ONU, ao lado de representantes diversos países.

Com todo o planeta abalado com os efeitos da Segunda Guerra Mundial, as nações notaram a necessidade de se construir um mundo sobre novos alicerces e, assim, se uniram em torno do propósito de promover a paz, a democracia e evitar novas guerras e conflitos. Assim, 48 nações votaram, no dia 10 de dezembro de 1948, a favor da Carta que reconhece os direitos básicos de todo ser humano, como o de liberdade e igualdade, o direito à vida, liberdade da escravidão, da tortura, da discriminação, privacidade, direito à justiça e à educação, entre outros.

Muitos dos direitos previstos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos ainda estão longe de ser alcançados pela grande maioria dos países, mas, há 70 anos o documento resiste na garantia de igualdade, justiça e dignidade, impedindo que o sofrimento e as tragédias humanas sejam ainda maiores.

No 69º aniversário, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou a campanha “Stand up for Human Rights” (“Apoie os Direitos Humanos”, em tradução livre) com o propósito de promover, envolver e refletir sobre como a Declaração Universal empodera os povos como um todo. Ao longo deste um ano de duração da ação, pessoas de todo o mundo estão utilizando as hashtags #StandUp4HumanRights ou #ApoieosDireitosHumanos nas redes sociais para falar sobre o que a DUDH significa para elas. É possível ter acesso a algumas das mensagens em português na nota lançada pela Representação da UNESCO no Brasil.

Para a UNESCO, “este aniversário é uma oportunidade para o mundo celebrar a dádiva que é a Declaração Universal e para ajudar a reafirmar os princípios e os padrões duradouros dos direitos humanos que ela ajudou a estabelecer”.

As Nações Unidas lançaram um portal em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Comunicar erros