Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Podcast é tema de debate na abertura do V Encontro de Jornalismo do Centro Acadêmico Inês Etiene Romeu

Podcast é tema de debate na abertura do V Encontro de Jornalismo do Centro Acadêmico Inês Etiene Romeu

03/10/2019 12h45 - última modificação 04/10/2019 13h18

Mesa de abertura do Encontro de Jornalismo discute podcasts/Foto: Marcelo Hirata

Nila Maria

Na manhã do último dia 23, teve início a quinta edição do Encontro de Jornalismo, realizado pelo Centro Acadêmico Inês Etiene Romeu. O evento conta com a presença de profissionais de diversas áreas do jornalismo que apresentam suas experiências na carreira.

A mesa de abertura do evento teve como temática o Podcast, e estiveram presentes os jornalistas Isabela Medeiros e Gabriela Viana, ambas do Podcast CBN Vozes, e Renan Sukevicius, editor e produtor dos Podcasts da Folha de S. Paulo.

O Podcast Vozes, da CBN apresenta, em uma hora de duração, temáticas diferentes sobre cotidiano e comportamento. A proposta do programa é dar voz e visibilidade a pautas que não são debatidas com frequência pelos veículos de mídia tradicionais, como, no exemplo de alguns episódios do CBN Vozes, cleptomania e hiperconectividade. Segundo as jornalistas, “o Vozes mostra que nenhuma história tem um lado só”.

Isabela e Gabriela falaram sobre as diferenças entre a rotina da redação hard news e na produção do Podcast. “Temos mais tempo para nos debruçar sobre uma pauta, já no hard news é aquela correria, é tudo para ontem”, disse Isabela.

Renan Sukevicius falou sobre sua experiência como apresentador e produtor dos programas de áudio da Folha para a internet, Café da Manhã, Ilustríssima Conversa, Expresso Ilustrada, Todas as Letras e Presidente da Semana. Cada um tem uma temática muito diferente uma da outra e isso também representa um desafio.

Os jornalistas presentes falaram sobre a ascensão do formato jornalístico no último ano. Disseram que ainda é difícil agregar o público, mas que os resultados dos esforços empenhados na investigação das pautas e na produção dos Podcasts já têm se apresentado satisfatórios.

Comunicar erros