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Cátedra Unesco/UCB e programas de pós-graduação abrem chamada para livro sobre educação

04/09/2019 17h34

A Cátedra UNESCO de Juventude, Comunicação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília (UCB), junto com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e o Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa (PPGCOM), também da UCB, estão com chamada de trabalho aberta para o livro “Políticas de Educação e Mídia”.

Os resumos expandidos dos trabalhos podem ser enviados até o dia 10/09 para o e-mail: ebookcatedra@gmail.com, em arquivo Word, com fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,5. Os arquivos devem conter Título, autor(a) e coautores, se for o caso, com indicação de titulação e instituição, resumo (no mínimo 2.000 caracteres e máximo 4.000 caracteres), incluindo as seguintes informações: objeto, objetivos, metodologia, escopo teórico, resultados esperados, palavras-chave (3 a 5), minicurrículo(s) do(a) autor(a) e coautores, se for o caso. (Não colocar em rodapé, mas ao final do texto do resumo) e projeção do tamanho do artigo completo, indicando o número de caracteres e páginas da versão final.

Os eixos temáticos que serão abordados no livro são:

  • A adesão dos indivíduos (ou não) a políticas públicas de Educação e a legitimidade dessas ações para públicos específicos. `
  • Percepções de indivíduos em relação à agenda governamental de Políticas Públicas de Educação e à agenda midiática
  • Sentidos produzidos e compartilhados no meio social em relação a Políticas Públicas de Educação: aceitação, rejeição, mobilização, resistência, indiferença, dentre outras interações em Comunicação Massiva, Comunicação Organizacional e Comunicação Interpessoal
  • A mídia como polo de emissão de mensagens e promotora da legitimidade das Políticas Públicas Educacionais na cultura e na Opinião Pública
  • Públicos estratégicos a serem atingidos no contexto do Espaço Midiático para a legitimação de dada Política Pública de Educação
  • Rotinas produtivas e cobertura jornalística das Políticas de Educação (dificuldades com fontes, qualificação de pautas etc)
  • Discursos institucionais (Mercado e organismos da Sociedade Civil) acerca de Políticas de Educação.
  • Pautas específicas e suas representações midiáticas: orçamento, divulgação de rankings e indicadores, Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Prova Brasil, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Plano Nacional de Educação, Provinha Brasil, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA),  Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), entre outras pautas pertinentes.
  • Políticas e gestão do financiamento da Educação na Mídia
  • Políticas de formação e valorização dos profissionais da Educação na Mídia
  • Políticas e gestão do Sistema Nacional de Educação na Mídia
  • Políticas Educacionais, diversidade e cidadania na mídia
  • Políticas e gestão da Educação Superior na Mídia
  • Representação dos atores sociais na mídia (educadores, alunos, famílias, gestores, parlamentares, executivos, empresários etc)
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