Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Cátedra UNESCO realiza evento em parceria com Centro Acadêmico

Cátedra UNESCO realiza evento em parceria com Centro Acadêmico

Mestranda do PósCom ministrou palestra sobre séries da Netflix

23/11/2018 14h37

Nila Maria

No último dia 8, a Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional realizou, em parceria com o Centro Acadêmico de Jornalismo Inês Ettiene Romeu, a palestra “Vamos falar sobre séries?”, ministrada pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (PósCom/UMESP), Angela Miguel.

O objeto de estudo de Angela são as possíveis mudanças das narrativas seriadas no contexto do binge-watching (em tradução livre, algo como “maratona de séries”), em que ela analisa a forma como a trama se desenvolve, a capitulação e a maneira como são formados os personagens em um novo cenário: o das transmissões via streaming (Netflix, Hulu, Globo Play etc).

Para abrir sua palestra, Angela apresentou um retrospecto das séries de TV desde meados da década de 1980 e a maneira como o público acompanhava os programas e aguardava pelos próximos episódios, primeiro no contexto da televisão, depois dos downloads, até chegar no streaming.

Em cada um destes contextos, as histórias nas séries são contadas de maneiras diferentes. Angela explica que os cortes para os possíveis intervalos e próximos episódios são feitos de maneira a instigar o público a continuar assistindo e, também, de formas diferentes a depender do contexto. Usou como exemplo a série Friends (NBC, 1994-2004), uma narrativa episódica, em que os capítulos são concluídos em si mesmos, mas fazem parte de uma trama contínua.

Confira mais sobre o trabalho de Angela Miguel na entrevista que gravamos com ela aqui na Cátedra!

Comunicar erros