Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Cátedra Unesco/Metodista realiza XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Cátedra Unesco/Metodista realiza XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

17/10/2017 12h45

Vittória Cataldo 


A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom) vai sediar, de 25 a 27 de outubro de 2017, a XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, evento promovido pela Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e pela Rede Brasileira de Mídia Cidadã.

O Mídia Cidadã tem como objetivo promover o diálogo entre as pesquisas acadêmicas produzidas no campo das Ciências da Comunicação em conjunto com experiências de produção de mídia da sociedade civil, mercado e Poder Público, além de buscar discutir as intersecções entre a comunicação, fruto da resistência cultural das classes subalternas e dos grupos social e politicamente marginalizados e a mídia massiva. Almeja contribuir para o acréscimo de discussões internacionais, nacionais e regionais sobre o direito humano à comunicação; a democratização dos meios e a participação das diversidades como produtoras de conteúdos midiáticos.

O tema central desta edição, “O direito à comunicação na luta por uma cidadania ativa”, foi escolhido para ressaltar a importância de se contrapor ao esvaziamento de expressões como ocorre até mesmo com a palavra cidadania, que, associada a ações e discursos com os mais variados sentidos, incorporada inclusive em discursos e ações antidemocráticos, corre o risco de ser entendida como uma cidadania passiva, uma dádiva, uma formalidade. Tendo por referência esse tema central, serão realizadas durante o evento, entre outras atividades, a conferência de abertura e as mesas redondas que irão abordar os direitos humanos e participação política, a mídia cidadã e o direito à comunicação dos movimentos sociais, o movimento LGBT e feminismos, o movimento negro, juventudes.

As inscrições para apresentação de trabalhos e de relatos de experiências em mídia cidadã foram já estão encerradas, mas ainda é possível participar como ouvinte. Para saber mais sobre a programação acesse o site http://www.ufjf.br/midiacidada2017/programacao/

Comunicar erros