Aula Magna discute pesquisa sobre consumo

Palestra relacionou consumo e cidadania

30/08/2018 12h53

Divulgação: Universidade Metodista

Igor Neves

Aconteceu nessa segunda-feira, 27 de agosto, a Aula Magna do segundo semestre do PósCom da Universidade Metodista, teve como tema “consumo: a construção de um campo” e foi ministrada pela Livre Docente, Clotilde Perez (USP).

Antes da palestra, a coordenadora de pós-graduação e pesquisa, Adriana Barroso de Azevedo e o coordenador da pós-graduação de comunicação social, Luiz Faria, falaram brevemente sobre a preocupação com o futuro da pesquisa e do país.

Já na Aula, Clotilde abordou a construção do consumo como campo de pesquisa. Para ela, mesmo que o trabalho e o consumo sejam consequências um do outro, o primeiro é visto como edificante, superior, enquanto o segundo é tido com inferior ou superficial.

Ainda para a professora, há uma relação entre o acesso ao consumo e a cidadania. A partir do momento em que as classes mais baixas conseguem cada vez maior poder de compra, mais elas se sentem inseridas da sociedade.

Perez apresentou casos de publicidade que foram bem-sucedidos em estimular o consumo, como é exemplo da Coca-Cola que, segundo ela, percebeu que a felicidade, antigo slogan da marca, já não era mais o ponto de chegada da nova geração. Assim, mudou-se o discurso para “taste the feeling” (prove o sentimento), que traduz melhor o espírito dos nascidos nas últimas décadas.

Foram apresentadas, também, peças publicitárias que se apropriaram de pautas sociais apenas com intuito comercial, sem nenhuma preocupação real com esses movimentos, como foi o caso do papel higiênico Personal, que usou o slogan do movimento negro “Black is beautiful” (preto é bonito).

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