Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Anuário da Cátedra Unesco completa 20 anos de publicação

Anuário da Cátedra Unesco completa 20 anos de publicação

27/09/2017 12h15 - última modificação 02/10/2017 11h08

Foto: Pedro Zuccolotto

Bianca Goes

Pedro Zuccolotto

O Anuário da Cátedra Unesco/UMESP completa sua 20ª publicação anual. A primeira edição foi publicada em setembro de 1997 na versão impressa com 15 artigos que abrangem monografias, ensaios e memórias. Já a 20ª edição conta com 21 artigos.

Em depoimento, o coordenador de projetos da cátedra, Antônio de Andrade, comenta a relevância do veículo para o meio acadêmico.

“O anuário é a publicação mais importante da Cátedra, porque ele é um resumo de tudo o que a Cátedra faz durante o ano. Por exemplo, vai sair a edição de 2017 mas é sempre um balanço do ano anterior (...) Além de fazer esse balanço a gente escolhe alguns artigos dos eventos que a gente realizou e colocamos na íntegra na publicação.”

O tema destaque da edição 20 é voltado para artigos produzidos por alunos e professores da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) publicados no último Pensacom, realizado em 2016. O evento possui como objetivo a reflexão sobre a produção acadêmica no campo da comunicação brasileira.

A apresentação do Anuário é uma exigência da Unesco para todas as cátedras e visa um balanço anual de suas produções. Na UMESP, o foco de pesquisa é a Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Segundo Andrade, se encontra no Anuário “o que está se produzindo em comunicação na América Latina”. Ele conta que a Unesco descentraliza as cátedras. “Cada uma tem a sua identidade”, ou seja, cada uma tem um enfoque e assunto diferente a ser tratado, e o anuário é uma forma da Unesco acompanhar o que está sendo produzido.

Ele ressalta também que todo esse trabalho de integração descentralizado tem como propósito facilitar e dividir as funções do estabelecimento.

A cátedra na UMESP foi fundada há 23 anos através de uma iniciativa do professor José Marques de Melo. As principais funções atreladas ao órgão estão ligadas às pesquisas de comunicação, divulgar eventos da área e reunir artigos e produções realizadas por pesquisadores que possuem como temática o desenvolvimento dos processos comunicacionais na América Latina.

As produções dos anuários estão disponíveis, no impresso, até o número 16, nas dependências da Cátedra UNESCO/Metodista no edifício Capa, 3° andar. Todos os alunos e professores da universidade podem ter acesso aos anuários. Com o objetivo de promover maior acessibilidade e preservar o meio ambiente, surgiu a ideia de disponibilizar as versões no modelo online. Portanto, da edição 11 em diante os anuários estão disponíveis em versões digitais.

Comunicar erros