Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Alaic Cone Sul recebe trabalhos até hoje (10)

Alaic Cone Sul recebe trabalhos até hoje (10)

10/04/2017 16h31

Pedro Zuccolotto

O Seminário Regional da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação (ALAIC) está com a chamada de trabalhos aberta até o dia 10 de abril. O evento será realizado entre nos dias 22 e 23 de maio na Universidade Federal de Goiás.

Segundo Ana Carolina Temer, coordenadora do evento, “o encontro Latino americano é importante para a formatação e debate dos aspectos da comunicação para os latinos e pelos latinos, ou seja, pensar a comunicação a partir de uma perspectiva diferenciada dos grandes eixos de produção, mas voltada para as questões de uma América Latina ainda marcada por grandes diferenças sociais, além de diferenciações nos aspectos políticos e econômicos”.

Neste ano, o tema do Alaic Cone Sul será Mídia, Cultura e Cidadania, que contará com 9 Grupos de Trabalhos (GTs). Para mais informações, acesse site do evento https://alaicconesul.medialab.ufg.br/ e também o evento no Facebook https://www.facebook.com/events/169875050188550/

Confira os grupos de trabalho do seminário:

  • GT1 – Jornalismo e Cotidiano

Jornalismo, cotidiano. A imprensa e seus compromissos com a promoção da cidadania. Responsabilidade social do Jornalismo. A questão do interesse público e do interesse do público. O jornalismo e a prestação de serviço de relevância social. Aspectos específicos do jornalismo e a questão dos valores notícia. As relações do jornalismo com o Estado e com grupos sociais organizados. Jornalismo e minorias sociais. Representações do jornalismo em questões de interesse público. Leituras históricos-culturais sobre a cidadania a partir de suas relações com o jornalismo. Jornalistas e o suas rotinas de produção nas questões de interesse público. O jornalismo e suas representações frente às questões éticas e legais.

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Carolina Rocha Pessôa Temer (anacarolina.temer@gmail.com)

  • GT2 – Leitura Crítica da Mídia

O GT Cidadania e Leitura Crítica da Mídia busca a discussão dos produtos midiáticos impressos ou eletrônicos a partir de uma análise contemporânea, discussão de metodologias e o desenvolvimento de novas metodologias de análises qualitativas e quantitativas. Também procura Identificar a relação entre mídia e processos de sociabilidade, socialização e exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas existentes nos discursos midiáticos e uma busca epistemológica dos fundamentos para uma leitura crítica da mídia. O GT também procura discutir o papel da mídia numa sociedade em transformação onde a relação entre informação e comunicação está cada vez mais em mutação.

Coordenadora: Profa. Dra. Simone Tuzzo (simonetuzzo@hotmail.com)

  • GT3 – Mídia e Direitos Humanos

Comunicação, cidadania e direitos humanos: interfaces, influências e confluências. Políticas públicas para a comunicação e a cidadania. Sociabilidade, socialização e construção dos espaços de exercício da cidadania a partir dos processos midiáticos. Espaço público e movimentos sociais em face da sociedade midiatizada. Democracia e democratização dos meios de comunicação. Mídia, sociedade civil e globalização. Mídias contemporâneas e processos socioculturais. Mídia, diversidade cultural, diferença e tolerância. Mídia, violência e imaginário social. Espetacularização e banalização da violência e do medo na mídia. Preconceito, discriminação e violência simbólica na mídia. A criança e o jovem na mídia. Representações simbólicas das minoridades sociais na mídia. Comunicação alternativa e exclusão social.

Coordenador: Prof. Dr. Magno Medeiros (magno.ufg@gmail.com)

  • GT4 – Comunicação, Sociedade e Cidade

Relação entre comunicação, cultura e espaço urbano. Análise das formas de manifestação dos movimentos sociais nos espaços públicos, processos de (re)significação dos espaços sociais e/ou urbanos. Materialidade e fruição das imersões nos conteúdos socioculturais da cidade e reflexões artístico-filosóficas sobre a relação entre ser e estar na urbanidade. Questionamentos e e busca por novas descobertas acerca dos níveis e desníveis de uma realidade constituída pelas contingências da materialidade inerente à cidade, bem como sobre as dimensões objetivas e subjetivas da virtualidade que a projeta para além do seu próprio espaço social e urbano.

Coordenador: Prof. Dr. Claudomilson Braga (milsonprof@gmail.com)

  • GT5 – Comunicação das organizações

Estudos sobre as relações de comunicação interna e externa que se estabelecem nas organizações públicas, privadas, sindicais, entre outras em interface com a cultura. Acolhe investigações relacionadas com o instituído, já formalizado pelas organizações tendo em vista as políticas, as estratégias de comunicação e a gestão e os processos de trabalho. Também abriga trabalhos que esteja relacionado a redes simbólicas de comunicação. Acolhe, igualmente, estudos que investigam as interfaces entre comunicação, consumo, atendimento nas práticas de comunicação organizacional. São aceitas comunicações de pesquisas em andamento ou concluídas, bem como artigos e ensaios.

Coordenador: Prof. Dr. Tiago Mainieri (tiagomainieri@gmail.com)

  • GT6 – Comunicação, Gênero e Preconceito

Agregar pesquisas voltadas para compreender os processos de produção e circulação de produtos midiáticos em sua relação com a constituição de subjetividades, identidades e gênero com destaque para culturas e coletividades não-hegemônicas;   explorar as relações que se estabelece entre ciência (relação de saber e poder), os investimentos no corpo e a produção de subjetividade na contemporaneidade;  desenvolver  aportes teóricos e metodológico que possibilitem melhor compreensão das mutações e transmutações dos corpos e suas implicações nos modos de subjetivação e constituição de identidades somáticas.

Coordenadora: Profa. Dra. Luciene Dias (lucienediasj@gmail.com)

  • GT7 - Comunicação e tecnologia

Estudar as narrativas contemporâneas e suas interfaces tecnológicas a partir de uma investigação sobre os gêneros literários que atravessam diversas mídias (rádio, cinema, TV, vídeo, videogame) formando ricos universos temáticos. O debate se desenvolverá em dois eixos. No primeiro eixo será tratada a imaginação melodramática no cinema, a partir da análise fílmica de obras contemporâneas procurando identificar os motivos pelos quais o gênero se atualiza e mantém seu vigor como forma narrativa que mobiliza uma vasta audiência em todo o mundo. No segundo eixo será trabalhado o modo como os diversos gêneros literários constituem possíveis modelos narrativos transmidiáticos a partir de um mesmo universo temático. Nesta perspectiva os gêneros narrativos serão analisados no contexto de uma teoria do jogo enquanto estrutura cultural fundamental.

Coordenador: Prof. Dr. Dalton Martins (dmartins@gmail.com)

  • GT8 – Narrativas midiáticas e consumo

As diferentes narrativas da mídia. Elementos de significação local e global nas narrativas midiáticas da contemporaneidade. Os novos dispositivos e as reconfigurações dos conceitos de texto, autoria e produção de sentidos. A comunicação e o consumo. Cenários de consumo e convergência das narrativas midiáticas. Práticas contemporâneas de consumos culturais. As narrativas publicitárias e a subjetividade dos consumidores. O consumo e a formação/transformação de novos modelos culturais. As mídias virtuais e a tensão entre os novos espaços de emancipação política e espaços de consumo.

Coordenador: Prof. Dr. Goiamérico Felício Carneiro dos Santos. (goiamerico@gmail.com)

  • GT9 – A Intercom e o Campo da Comunicação

Matrizes epistemológicas da investigação em comunicação latino-americana e a influência da Intercom na construção do campo da Comunicação. Repertório e referências teóricas do campo da comunicação. Histórico e analise de trabalhos apresentados. O contexto de cada tradição de pesquisa em comunicação no Brasil. Matrizes epistemológicas, sublinhando método e objeto; e as diferenças nas orientações nos trabalhos científicos apresentados na Intercom e espaços afins. Interlocuções e interdisciplinaridades na pesquisa em comunicação.

Coordenadora: Profa. Dra. Nélia Del Bianco. (nbianco@uol.com.br)

Comunicar erros