Aberta as inscrições do Programa de Pós-Graduação da Metodista
11/05/2017 12h29
Vittória Cataldo
Está aberto o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista (PósCom) para o segundo semestre de 2017.
A Faculdade de Comunicação, em seu Programa, faz saber que se encontram abertas as inscrições para o preenchimento de 13 vagas no Mestrado e 4 vagas no Doutorado na área de concentração: Processos Comunicacionais, abrangendo 3 linhas de pesquisas.
As inscrições serão feitas na Central de Relacionamento, no Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal), Campus Rudge Ramos, Rua Álfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/SP, de 2 de maio a 5 de junho de 2017 das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
O Programa é coordenado pela professora Marli dos Santos, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2004) e líder do grupo de pesquisa NPJOR - Novas práticas em jornalismo. Marli orienta dissertações e teses em jornalismo, focando nas práticas jornalísticas na sociedade contemporânea, em que a mobilidade exacerbada, a interatividade, a multimidialidade, a ubiquidade tecnológica e a colaboratividade são aspectos que contribuem para uma nova cena no jornalismo. As mudanças abrangem processos de produção/circulação, narrativas, modelos de negócio e perfis de jornalistas, inclusive sob a perspectiva de gênero e de formação.
O Pós-Com tem 35 anos, “é uma trajetória longa e muito bem sucedida” avalia Marli, acrescentando que o Programa formou inúmeros pesquisadores e professores que hoje atuam nas melhores universidades brasileiras. “Isso nos enche de orgulho, satisfação e de responsabilidade também” declara a coordenadora.
Por conta dessa trajetória, o Programa contém professores renomados na área, como o professor José Marques de Melo, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1996), consultor ad hoc para projetos de pesquisa do CNPq, da CAPES e da FAPESP, ex-presidente da Intercom.
Linhas de Pesquisa do programa:
1. Comunicação midiática, processos e práticas socioculturais
Estudo dos processos que se desenvolvem no âmbito do ecossistema midiático em suas dimensões estruturais e dos fluxos de produção, circulação e recepção, relacionados aos sistemas de informação e acesso ao conhecimento. As pesquisas recortam a realidade comunicacional e sociocultural decorrente das práticas desenvolvidas no contexto das mídias, abrangendo suas estéticas, linguagens, narrativas e evolução tecnológica.
2. Comunicação institucional e mercadológica
Estudo dos processos e estratégias de comunicação institucional, publicitária e mercadológica nas organizações privadas e públicas. As pesquisas contemplam a gestão das competências de comunicação, de mídias e redes online, marcas, consumo responsável, imagem e reputação das organizações, bem como os aspectos de linguagem e discursos construídos a partir das interfaces entre comunicação institucional e mercado na perspectiva da sustentabilidade e da governança corporativa.
3. Comunicação comunitária, territórios de cidadania e desenvolvimento social
Estudos teóricos e dos processos comunicacionais constituídos a partir das práticas desenvolvidas no âmbito comunitário, alternativo e contra hegemônico, além dos meios locais e regionais de comunicação. Enfatiza-se a comunicação em seus aspectos participativos, nas dinâmicas de educação informal, das culturas populares, das práticas religiosas, do direito à comunicação e à diversidade, das políticas públicas, do empoderamento social e do exercício da cidadania em territórios identitários voltados ao desenvolvimento comunitário e local.
Para mais informações, acesse o link e confira o edital completo do Programa: http://portal.metodista.br/poscom/processo-seletivo/2-2017/edital-selecao-discente-mestrado-e-doutorado