Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / JBCC / “Os municípios devem se distanciar do governo federal na questão ambiental”, afirma ex-presidente da ANAMMA

“Os municípios devem se distanciar do governo federal na questão ambiental”, afirma ex-presidente da ANAMMA

Rogério Menezes participou do Diálogos ENVOLVERDE e falou sobre a perspectiva para o meio ambiente após as eleições municipais

18/12/2020 17h13

Foto: Reprodução

Por - João Gabriel Fiasche

O Diálogos ENVOLVERDE recebeu, no último dia 3 de dezembro, Rogério Menezes, ex-presidente da ANAMMA - Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente e ex-secretário do Verde de Campinas.

Em entrevista a Dal Marcondes e Reinaldo Canto, Rogério falou sobre a perspectiva para a política ambiental das prefeituras municipais após as eleições de novembro.

Para ele, os pleitos municipais demonstraram um recuo na onda antipolítica que tomou conta das eleições gerais em 2018. “Aparentemente os eleitores estão optando por gestores mais pragmáticos e com experiência política, se distanciando dos outsiders.”

Rogério acredita que os municípios precisam se nortear pela agenda das mudanças climáticas, se afastando do governo federal. “Durante décadas, seja em governos de esquerda ou de direita, tivemos avanços na nossa política ambiental. Pela primeira vez na história do Brasil, temos uma política de Estado antiambiental por parte do governo federal.”

Outro ponto destacado por Rogério é a necessidade de critérios técnicos para definir os secretários municipais responsáveis pelo meio ambiente, sobretudo nas pequenas cidades. “Na maioria dos municípios, a pasta ambiental é sempre uma indicação política e não técnica. Quando um especialista na área é nomeado para cuidar da secretaria do meio ambiente, isso é visto como exceção e não regra”.

Para conferir a entrevista completa de Rogério Menezes, clique neste link: https://www.youtube.com/watch?v=vyrAVHPrva0&ab;_channel=Envolverde

Comunicar erros