Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / 14° Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC é realizado em Rio Grande da Serra

14° Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC é realizado em Rio Grande da Serra

O evento é realizado no mês de novembro e relembra momentos históricos da região

09/11/2017 13h43

Bianca Goes

Neste mês, ocorre o 14° Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC, na cidade de Rio Grande da Serra. O tema abordado é “O Grande ABC que o ABC desconhece”. A primeira edição do evento foi no ano de 1990, em Santo André, e surgiu por meio de uma proposta do Prof. Dr. José de Souza Martins, sociólogo, ao então prefeito Celso Daniel.

A cada dois anos o congresso é realizado em uma das sete cidades do ABC. A regra para determinar o local do evento é seguir a ordem alfabética dos municípios e, portanto, assim sediar o evento. O evento ocorrerá no Anfiteatro Primeira Dama Zulmira Jardim Teixeira nos dias 10, 11 e 12 de novembro.

O congresso tem por objetivo promover o debate sobre o cenário do ABC, tanto do passado como do presente. O público é composto por professores, estudantes, artistas e memorialistas. Pessoas que passaram por momentos marcantes da região do ABC são também convidadas a participar.

A programação é formada por exposição de trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos, palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas e mesas temáticas, onde especialistas de determinados assunto são convidados para apresentar os devidos trabalhos elaborados.

Na composição do programa, a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), apresentará dois trabalhos desenvolvidos pelas duas cátedras (Cátedra Unesco/Metodista e Cátedra Gestão de Cidades), sediadas na universidade. A primeira, respectivamente, será representada por Antônio Andrade, membro da equipe de pesquisadores da cátedra, que irá abordar a história do combate à poluição do ar na região do ABC. “A Metodista participa do Congresso desde a primeira edição de 1990, e no atual faz parte do comitê de organização”, ele conta. O segundo trabalho, será apresentado pelo professor Luiz Silvério, coordenador da Cátedra Gestão de Cidades, que discute o movimento sindical de São Bernardo do Campo na década de 70.

A abertura da grande conferência será mediada pelo Prof. Dr. José de Souza Martins.

Endereço do local: Av. Dom Pedro I, 428, Centro, Rio Grande da Serra-SP.

Confira a programação completa em:  http://consorcioabc.sp.gov.br/noticia/3135/congresso-de-historia-recebe-apresentacoes-de-trabalhos-academicos

Comunicar erros