Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Letras - Tradutor e intérprete / Corpo docente / Corpo Docente

Corpo Docente

Silvio Pereira da Silva – Coordenador do Curso 

É doutor na área de linguagem e educação pela Faculdade de Educação da USP Universidade de São Paulo, mestre em Letras na área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e especializado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Fundação Santo André, Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. É professor de Literatura e Língua Portuguesa e exerce a função de coordenador dos cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado, na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
Currículo lattes 

 

Adauri Brezolin

Possui graduação em Letras Inglês/Português, Tradutor/Intérprete - Unibero - Centro Universitário Ibero-Americano (1983), mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, ensino superior de tradução, ensino de tradução e línguas, idiomaticidade, convencionalidade, terminologia e Linguística de Corpus. Também atua como tradutor free-lance
Currículo lattes 

 

Ana Lucia Trevisan

Possui graduação em FFLCH - Curso: Letras Português/ Espanhol pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Hispano-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, narrativa latino-americana contemporânea, fronteiras e identidades culturais, relações dialógicas do discurso histórico e do discurso literário e os limites do fantástico e do mitologismo.
Currículo lattes 

 

Ariana Ferreira Marques

É mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. É especialista em Docência do Ensino Superior. Possui graduação em Letras - Português/Inglês (licenciatura) e graduação em Letras - Tradutor Intérprete em Inglês (bacharelado). Possui graduação em Pedagogia (licenciatura). Atualmente, cursa a especialização em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Revisão Textual. Atualmente, é professora da Universidade Metodista de São Paulo nos cursos de graduação em Letras, Direito, Ciências Contábeis e Economia, professora no curso de Pós-graduação de Português: Língua e Literatura e professora bolsista da CAPES no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Atua como professora na rede pública do município de Santo André.
Currículo lattes 

 

Betânia Monteiro Cielo

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2014), especialista em Docência para o Ensino Superior (2011) e graduada em Letras - Tradutor e Intérprete em Inglês (2008), pela mesma instituição. Atua como professora no Curso de Graduação em Letras - Língua Estrangeira (Disciplinas: Tradução literária, técnica e jornalística; Interpretação consecutiva, intermitente e simultânea, Fonética, Fonologia, Morfossintaxe e Semântica da Língua Inglesa). Sou professora de Português para Estrangeiros, em turmas de diferentes níveis e origens. Também sou a professora responsável pelo Curso Preparatório para o CELPE-Bras, na mesma instituição, onde atuo como aplicadora oficial desse exame nas provas coletivas e individuais.
Currículo lattes 

 

Camila Santiago

É mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), possui especialização em Docência no Ensino Superior e graduação em Letras, bacharelado e licenciatura Português/Inglês, e em Pedagogia. Ministra aulas de língua inglesa para diferentes níveis e idades desde 2005. Trabalhou como professora-tutora do curso de Letras EAD da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) onde, atualmente, ministra aulas em diferentes cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância, orienta trabalhos de conclusão de curso e é assistente pedagógica do Centro de Línguas. Atua também como professora de inglês na Escola Antonietta e Leon Feffer (Alef). Prestou assessoria para criação de projetos relacionados a desenvolvimento de currículo no SENAI e na FGV. Participa do Projeto de Extensão Digit-M-ed Brasil: Transformando o ensino-aprendizagem pelos múltiplos meios, é integrante do grupo de pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (LACE), aplicadora do exame Celpe-Bras, revisora autônoma e desenvolve trabalhos com ensino de línguas por meio de Atividades Sociais e dos Multiletramentos.
Currículo lattes 

 

Juliana Bassani Rubio

Juliana Bassani Rubio é mestre em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo. Pós-graduada em Docência Universitária pela Universidade Paulista e possui graduação em Letras - Tradutor e Intérprete pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é docente de língua inglesa no Ensino Superior dos cursos de Secretariado Executivo Bilíngue e Letras - Tradutor na Universidade Metodista de São Paulo e docente de língua inglesa na Pós-graduação da Faculdade de Medicina do ABC. Tem experiência na área de Letras e Secretariado. Ministra aulas para diversos níveis do idioma inglês há 11 anos com grupos diversificados. Docente do Centro de Línguas da Universidade Metodista de São Paulo e aplicadora dos Exames Celpe-Bras e Toeic. Possui cursos realizados no exterior (EUA) com ênfase e aperfeiçoamento na língua inglesa.
Currículo lattes

 

Juliana Belmonte Medeiros

É Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de inglês instrumental. Graduada em Letras Português/Inglês pelo Instituto Metodista de Ensino Superior. Atualmente é docente de língua inglesa da Universidade Metodista de São Paulo nos cursos de Secretariado Executivo Bilíngue, Gastronomia e Tradutor e Intérprete em Inglês presenciais. É professora da Faculdade de Tecnologia (FATEC) em Praia Grande nos cursos de Gestão Empresarial, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Processos Químicos. Foi docente da Faculdade São Bernardo no curso de Letras Português/Inglês presencial. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas nas modalidades presencial e a distância, inglês instrumental ou inglês para fins específicos, formação de professores, desenho de curso, desenho de material didático, língua inglesa para os cursos de comércio exterior, secretariado executivo, turismo e cinema digital. Trabalha como autônoma com aulas particulares de língua inglesa e português para estrangeiros. Foi assistente pedagógica do Centro de Línguas na Universidade Metodista de São Paulo. É assistente pedagógica do Celpe-Bras da Universidade Metodista de São Paulo. É responsável pela organização do Exame Celpe-Bras e é aplicadora do exame coletivo e individual do Celpe-Bras. Lecionou no ensino fundamental e médio dos colégios Singular e Petrópolis. Lecionou no ensino fundamental do Colégio Metodista de São Bernardo do Campo. Participou do Grupo de Pesquisa GEALIN da PUC-SP. É ledora e transcritora do exame do ENEM. Possui curso realizado no exterior (EUA) com ênfase e aperfeiçoamento na Língua Inglesa, além de certificações internacionais.
Currículo lattes 

 

Katia Aparecida Cruzes

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Fundação Santo André (1987) e graduação em Letras Latim/ Italiano pela Universidade de São Paulo (1992). Seu mestrado (1996) e doutorado (2003) foram realizados na área de Letras na Universidade de São Paulo. Atuante na área da docência há vários anos, também ocupou cargos administrativos, sendo vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras no Centro Universitário Fundação Santo André, assim como coordenadora de estágio e de monitoria da referida Unidade. Atualmente é professora titular de Latim, Literatura Portuguesa, Português Instrumental e Comunicação Empresarial no Centro Universitário Fundação Santo André, também atuando como professora de Latim, Língua Portuguesa, Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa e Comunicação Empresarial tanto no sistema presencial, como no a distância na Universidade Metodista de São Paulo.
Currículo lattes 

 

Leda Cecília Szabo

Possui doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora da Universidade Metodista de São Paulo, ministrando aulas nos cursos de Letras, Direito, Gastronomia e no Lato Sensu. Tem experiência na área de Linguagem e Literatura, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: sintaxe, texto, análise do discurso, semântica e estilística.
Currículo lattes 

 

Marcelo Furlin

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em várias áreas. Professor titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) desde 2002. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e docente dos cursos de Letras presencial e à distância, Tradutor e Intérprete, Teologia e Pedagogia e dos cursos de Especialização Lato Sensu em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa. Docente no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR). Coordenador da Especialização Lato Sensu em Língua Inglesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua inglesa, estudos de linguagem e complexidade e estudos de literatura e religião. Participa do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC) - PUC-SP e do Grupo de Pesquisa Teologia Litúrgica - PUC-SP. Coordena o Grupo de Estudos RELEGERE (Literatura e Religião) - UMESP e o Projeto de Pesquisa As crianças e as infâncias nas obras de Paulo Freire - UMESP. Ministra palestras na área de formação de educadores. Atua como tutor de profissionais de língua inglesa, especialmente na preparação para exames de proficiência oferecidos por universidades americanas e inglesas. Colabora na produção de material didático de língua inglesa para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Também atua como consultor acadêmico em editoras, institutos de idiomas e em demais instituições de ensino. Possui vários certificados de proficiência em língua inglesa. É tutor e examinador oficial da Universidade de Cambridge e examinador oficial da Universidade de Michigan.
Currículo lattes 

 

Marta de Las Mercedes Contardo Jaramillo

Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2013). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2010). Especialista em Língua e Literatura Espanhola e Hispano-americana pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP(2003). Graduada em Letras Português/Espanhol pelo Centro Universitário de Santo André (2005) e em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1991). Professora do curso de Letras- Português/Espanhol da Universidade Metodista de São Paulo, supervisora de Estágio e coordenadora de área, Letras - Português/Espanhol, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID(2012-2013) do curso de Letras Língua Estrangeira EAD (UMESP/CAPES). Professora dos cursos Secretariado Bilíngue, Comercio Exterior, Pós-graduação em Português: Língua e Literatura, Língua Portuguesa para estrangeiros da Universidade Metodista de São Paulo. Participa da organização do CELPE-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) Atuou como professora no Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio e Cursos Livres na Universidade da Terceira Idade e Cursos livres em centros de línguas. Membro do Grupo de pesquisa: LACE - Linguagem em Atividades no Contexto Escolar da PUC-SP.
Currículo lattes 

 

Patricia Sosa Mello

É Mestre em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (2013). Possui Especialização em Docência do Ensino Superior (2011) e graduação em Letras - Bacharelado (2007) e Letras - Licenciatura pela Universidade Metodista de São Paulo (2011). Atualmente é professora dos cursos de Letras EAD, Letras- Língua Estrangeira, Direito e da Pós-Graduação - Português: Língua e Literatura da Universidade Metodista de São Paulo e aplicadora do exame Celpe-Bras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: EAD; ensino de línguas, PREZI, leitura e literatura infanto-juvenil.
Currículo lattes 

Comunicar erros

SILVIO PEREIRA - COORDENADOR

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

tradutor-e-interprete.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: