Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Stricto / Notícias / Stricto sensu recebe 15 novos docentes a partir deste ano

Stricto sensu recebe 15 novos docentes a partir deste ano

Mestres e doutores vão reforçar os programas de Comunicação, Educação e Psicologia

06/02/2018 21h20 - última modificação 08/03/2018 17h31

Profs. Kleber, Adriana e Paulo Borges falaram aos novos docentes

Quinze novos docentes passam a compor a partir de 2018 os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Metodista de São Paulo. Eles vão atuar em oito linhas de pesquisas desenvolvidas nas áreas de Comunicação Social, Educação e Psicologia da Saúde e foram recepcionados pela reitoria na tarde de 6 de fevereiro último.

Quatro dos mestres e doutores recém-chegados já são professores da Metodista e prestaram seleção interna; 11 chegam de outras universidades destacadas e também passaram por banca seletiva. “Temos uma massa crítica excepcional aqui. Formamos uma elite intelectual que deve estar comprometida não apenas com extensão e pesquisa, mas com a essência da formação. Professores de stricto não podem ficar estanques”, encorajou o reitor Paulo Borges Campos Jr, incentivando a integração com a área de graduação Metodista.

Professor Paulo desafiou os novos docentes a impulsionar as pontuações junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, rumo à nota máxima 7. Os programas de Comunicação Social e de Psicologia da Saúde têm escala 4, enquanto Educação pontua com 5, o que significa excelência em nível nacional. Programas com desempenhos equivalentes a alto padrão internacional atingem notas 6 e 7. Na Metodista, Ciências da Religião já atingiu 6, maior pontuação nessa área no Brasil.

Internacionalização

O reitor descreveu o esforço de internacionalização da Metodista e o diferencial das parcerias com escolas ao redor do mundo para empreendimentos científicos e acadêmicos. Professora Adriana Barroso, coordenadora de Pós-graduação e Pesquisa, acrescentou que a Metodista tem potencial para trabalhar os novos cenários de educação exigidos pelo século 21 e múltiplas possibilidades de inserções regionais, nacionais e internacionais. Citou a Semana de Capacitação Docente 2018 realizada no final de janeiro e que incentivou o diálogo interprogramas e o que chamou de “compartrilhamento”.

Além do reitor e da coordenadora de Pós e Pesquisa,  deram boas-vindas aos novos docentes a equipe administrativa e coordenadores do stricto sensu, assim como os diretores Kleber Carrilho e Nilton Zanco, das Escolas de Comunicação, Educação e Humanidades e de Ciências Médicas e da Saúde, respectivamente.

O reitor Paulo Borges fez breve histórico da instituição, falou da Igreja Metodista e sua missão, dos 80 anos que o braço de educação completa no Grande ABC neste 2018 e comentou sobre ajustes administrativos e financeiros recentes feitos por conta das adversidades econômicas do País. O novo coordenador da Pastoral Universitária, Edemir Antunes Filho, fez a devocional de abertura. Ao final, cada professor fez breve apresentação da formação e experiência acadêmica.

Os novos docentes do programa de Comunicação Social vão atuar nas linhas de pesquisa sobre Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais; Comunicação Institucional e Mercadológica; além de Comunicação Comunitária, Territórios de Cidadania e Desenvolvimento Social. Já a Pós-graduação em Educação se debruça em pesquisas sobre Formação de Educadores e Políticas e Gestão Educacionais. O programa de Psicologia da Saúde atua em três linhas: Processos Saúde-Doença e Psicofisiologia; Saúde, Violência e Adaptação Humana; além de Trabalho, Organizações e Saúde. 

Já atuam na Metodista os professores Denise Tardelli, Alexandre Cappellozza, Camila Escudeiro e Roberto Joaquim de Oliveira. Os novos quadros do stricto sensu passam a ser compostos por:

EDUCAÇÃO

Coordenador: Marcelo Furlin

CLAUDIO FERNANDO ANDRÉ
CRISTINA MIYUKI HASHIZUME
DENISE D'AURIA TARDELI
ELISABETE FERREIRA ESTEVES CAMPOS
PATRÍCIA MARGARIDA FARIAS COELHO

PSICOLOGIA DA SAÚDE

Coordenadora: Maria do Carmo Fernandes Martins

Camila Tarif Ferreira Folquitto
Rosa Maria Frugoli da Silva

COMUNICAÇÃO

Coordenador: Luiz Alberto Beserra de Farias

ALEXANDRE CAPPELLOZZA
ANTONIO ROBERTO CHIACHIRI FILHO
CAMILA ESCUDEIRO
CILENE VICTOR DA SILVA
DIMAS ANTÔNIO KÜNSCH
MATEUS YURI RIBEIRO DA SILVA PASSOS
ROBERTO JOAQUIM DE OLIVEIRA

 

 

Acolhida: novos docentes – Stricto Sensu

Comunicar erros