Stricto sensu recebe 15 novos docentes a partir deste ano
06/02/2018 21h20 - última modificação 08/03/2018 17h31
Quinze novos docentes passam a compor a partir de 2018 os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Metodista de São Paulo. Eles vão atuar em oito linhas de pesquisas desenvolvidas nas áreas de Comunicação Social, Educação e Psicologia da Saúde e foram recepcionados pela reitoria na tarde de 6 de fevereiro último.
Quatro dos mestres e doutores recém-chegados já são professores da Metodista e prestaram seleção interna; 11 chegam de outras universidades destacadas e também passaram por banca seletiva. “Temos uma massa crítica excepcional aqui. Formamos uma elite intelectual que deve estar comprometida não apenas com extensão e pesquisa, mas com a essência da formação. Professores de stricto não podem ficar estanques”, encorajou o reitor Paulo Borges Campos Jr, incentivando a integração com a área de graduação Metodista.
Professor Paulo desafiou os novos docentes a impulsionar as pontuações junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, rumo à nota máxima 7. Os programas de Comunicação Social e de Psicologia da Saúde têm escala 4, enquanto Educação pontua com 5, o que significa excelência em nível nacional. Programas com desempenhos equivalentes a alto padrão internacional atingem notas 6 e 7. Na Metodista, Ciências da Religião já atingiu 6, maior pontuação nessa área no Brasil.
Internacionalização
O reitor descreveu o esforço de internacionalização da Metodista e o diferencial das parcerias com escolas ao redor do mundo para empreendimentos científicos e acadêmicos. Professora Adriana Barroso, coordenadora de Pós-graduação e Pesquisa, acrescentou que a Metodista tem potencial para trabalhar os novos cenários de educação exigidos pelo século 21 e múltiplas possibilidades de inserções regionais, nacionais e internacionais. Citou a Semana de Capacitação Docente 2018 realizada no final de janeiro e que incentivou o diálogo interprogramas e o que chamou de “compartrilhamento”.
Além do reitor e da coordenadora de Pós e Pesquisa, deram boas-vindas aos novos docentes a equipe administrativa e coordenadores do stricto sensu, assim como os diretores Kleber Carrilho e Nilton Zanco, das Escolas de Comunicação, Educação e Humanidades e de Ciências Médicas e da Saúde, respectivamente.
O reitor Paulo Borges fez breve histórico da instituição, falou da Igreja Metodista e sua missão, dos 80 anos que o braço de educação completa no Grande ABC neste 2018 e comentou sobre ajustes administrativos e financeiros recentes feitos por conta das adversidades econômicas do País. O novo coordenador da Pastoral Universitária, Edemir Antunes Filho, fez a devocional de abertura. Ao final, cada professor fez breve apresentação da formação e experiência acadêmica.
Os novos docentes do programa de Comunicação Social vão atuar nas linhas de pesquisa sobre Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais; Comunicação Institucional e Mercadológica; além de Comunicação Comunitária, Territórios de Cidadania e Desenvolvimento Social. Já a Pós-graduação em Educação se debruça em pesquisas sobre Formação de Educadores e Políticas e Gestão Educacionais. O programa de Psicologia da Saúde atua em três linhas: Processos Saúde-Doença e Psicofisiologia; Saúde, Violência e Adaptação Humana; além de Trabalho, Organizações e Saúde.
Já atuam na Metodista os professores Denise Tardelli, Alexandre Cappellozza, Camila Escudeiro e Roberto Joaquim de Oliveira. Os novos quadros do stricto sensu passam a ser compostos por:
EDUCAÇÃO
Coordenador: Marcelo Furlin
CLAUDIO FERNANDO ANDRÉ |
CRISTINA MIYUKI HASHIZUME |
DENISE D'AURIA TARDELI |
ELISABETE FERREIRA ESTEVES CAMPOS |
PATRÍCIA MARGARIDA FARIAS COELHO |
PSICOLOGIA DA SAÚDE
Coordenadora: Maria do Carmo Fernandes Martins
Camila Tarif Ferreira Folquitto |
Rosa Maria Frugoli da Silva |
COMUNICAÇÃO
Coordenador: Luiz Alberto Beserra de Farias
ALEXANDRE CAPPELLOZZA |
ANTONIO ROBERTO CHIACHIRI FILHO |
CAMILA ESCUDEIRO |
CILENE VICTOR DA SILVA |
DIMAS ANTÔNIO KÜNSCH |
MATEUS YURI RIBEIRO DA SILVA PASSOS |
ROBERTO JOAQUIM DE OLIVEIRA |