Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Stricto / Notícias / Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva propõe debate entre pesquisadores de diferentes áreas

Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva propõe debate entre pesquisadores de diferentes áreas

Docente da Universidade Metodista, Walter Lima, integra a comissão organizadora do evento

15/12/2015 14h40 - última modificação 18/12/2015 17h46

O 10° Encontro Brasileiro Internacional de Ciência Cognitiva (EBICC), organizado pela Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva, aconteceu na semana do dia 7 a 11 de dezembro, no campus da Universidade de São Paulo (USP/Poli).

Desde as primeiras edições a reunião científica é elaborada a partir de um viés interdisciplinar, e esse ano não foi diferente. Pesquisadores e docentes de universidades brasileiras e internacionais que atuam nos mais diversos campos do conhecimento, desde Ciência Cognitiva, Filosofia da Mente, Psicologia, até Engenharia, Comunicação e Medicina, se encontraram nos cinco dias de evento para debater questões relacionadas ao tema central do congresso “Situated and Embodied Cognition: Information and Autonomous Action” (Cognição Incorporada e Situada: Informação e Ação Autônoma).

Conferências, mesas-redondas, debates e exposição de posters contribuíram para o compartilhamento de ideias e desenvolvimento de novos projetos. Pesquisadores de universidades estrangeiras como Oxford, York, Missouri, Delaware, e de instituições brasileiras também como Metodista, USP, FEI, UFABC, UnB, UNICAMP, UNESP, prepararam apresentações sobre comunicação, inteligência artificial, tecnologia, semiótica e diversos outros temas, sem se limitar a uma única área de conhecimento.

O professor Walter Teixeira Lima Junior, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, foi o co-presidente do evento, ao lado dos presidentes João Kögler e Osvaldo Pessoa (ambos da Universidade de São Paulo).

Além disso, Walter Lima também apresentou um paper que abordou o assunto “From Licklider to cognitive service systems” e participou de uma mesa redonda sobre “Language, Communication and Cognition”, ao lado de pesquisadores da USP, UNICAMP e UFCE.

O EBICC foi encerrado com a apresentação do pesquisador premiado, Marcelo Dascal Prize.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,