Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Stricto / Metodista mantém em alta área de pesquisa científica

Metodista mantém em alta área de pesquisa científica

São 62 projetos em andamento ou conclusão no triênio 2019-2020-2021

10/01/2020 18h55 - última modificação 10/01/2020 19h10

PIBIC 2019 reuniu mais de 40 trabalhos de iniciação científica e voluntários

Pelo menos 62 projetos de pesquisa mobilizam o stricto sensu da Universidade Metodista de São Paulo no triênio 2019-2020-2021, metade dos quais com prazo de conclusão previsto para este 2020.

Vários temas relevantes pautam a investigação científica do Mestrado-Doutorado da UMESP, que só da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) recebeu no ano passado R$ 76,5 mil entre bolsas e auxílios, somando-se aos R$ 88,6 mil que já haviam sido liberados no ano anterior. A Fapesp mantém inclusive um escritório no campus Rudge Ramos.

Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, por exemplo, é uma das pesquisas em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação, cuja conclusão está agendada para 2021. Canaã antes de Israel: Um Território Rebelde? é o tema em desenvolvimento no PPG em Ciências da Religião, também com término previsto para o próximo ano.

Para este 2020 devem chegar ao final pesquisas como Desenho do Trabalho e o Bem-Estar do Trabalhador (PPG em Psicologia da Saúde) e Práticas de Comunicação com Imigrantes em São Paulo (PPG em Comunicação Social). No ano passado um ponto alto do stricto sensu foi o 4º Seminário Brasil-Colômbia de Estudos e Práticas da Compreensão, conduzido pelo PPG em Comunicação Social.

PIBIC

Na área científica a Metodista se desata também pelos seminários anuais que envolvem toda a comunidade acadêmica. Em 2019, somente o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), que visa apoiar a política de iniciação científica desenvolvida nas instituições de ensino, reuniu cerca de 40 trabalhos apresentados por alunos de IC com bolsa CNPQ/UMESP e voluntários.

Foi a 16ª edição do Seminário PIBIC/Umesp de Pesquisa, que na forma de painéis ou mesas-redondas trouxe temas como Importância Da Recuperação Judicial na Reestruturação de Uma Empresa; Análise de um Programa De Pré-Natal Psicológico; Programas Antibullying em Duas Escolas Estaduais do ABC; Criança Autista no Ensino Regular; Aconselhamento Pastoral com Jovens Violentos e Marginalizados, entre outros.

Conheça o EAP (Escritório de Apoio à Pesquisa).

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
X