Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sistemas de Informação / Módulos / Graduação Presencial

Graduação Presencial


1° Período


ECONOMIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Oferece aos alunos um conjunto de informações e instrumentos de análise que lhes permitam a compreensão das relações entre economia, tecnologia, desenvolvimento, meio ambiente e competitividade no âmbito dos grandes paradigmas ambientais.
Analisa a sustentabilidade na cultura moderna através da ciência social aplicada, buscando identificar como o conceito é empregado na política, economia e nas relações sociais.
Apresenta conceitos de economia ambiental e ferramentas para inclusão da variável ambiental no processo de formulação e avaliação de políticas, planos, programas e projetos, através de Auditoria Ambiental e da implantação da ISO 14000.
Carga Horária: 120 h/a

 

INOVAÇÃO E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

O aluno será estimulado na prática da leitura ativa, analítica e crítica de textos. Elementos de coesão, coerência e de nexo no período e no parágrafo. Expressão escrita: planejamento e produção de esquemas, e de resenhas críticas. No âmbito da Inovação e Empreendedorismo, apresenta os conceitos de Princípios da Administração, Modelos de Organização, Organizações Profissionais, Organizações Sociais, Ética, Legislação Profissional, desenvolvendo ainda competências que possibilitam ao estudante identificar aspectos críticos de sucesso empresarial relacionado ao comportamento corporativo e empreendedor. Permite entender o papel da cultura, valores e criatividade no desenvolvimento da liderança e empreendedorismo. Apresenta técnicas de comunicação oral, de desenvolvimento e gerenciamento de equipes, com foco na mudança e adaptabilidade constante. Desenvolve conceitos, estruturas e modelos para elaboração de um plano de negócios, considerando aspectos do planejamento financeiro e de marketing.
Fornece ainda conceitos relacionados aos métodos e técnicas de estudo, envolvendo o processo de organização e desenvolvimento da pesquisa, modalidades e métodos de pesquisa, técnicas de coleta de dados e diretrizes e normas para apresentação dos trabalhos acadêmicos.
Carga Horária: 120 h/a

 

PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Análise e desenvolvimento do projeto de software através dos métodos e ferramentas mais utilizados pelo mercado, abordando princípios e processos, ciclos de desenvolvimento, análise de requisitos, modelagem e teste de software. Ênfase na fase de Especificação de Requisitos de Software, sua importância e implicações nos projetos. O que é um processo de desenvolvimento de software, história, evolução, importância e aplicação em empresas de desenvolvimento de software. Modelos de gerenciamento de projetos e metodologias de desenvolvimento de sistemas, seus processos e produtos específicos. Diferentes papéis exigidos em cada metodologia, avaliando os prós e contras de cada uma delas e as ferramentas que podem apoiar essas metodologias e as tarefas ligadas a cada etapa do processo de desenvolvimento de software. Práticas em laboratório na elaboração e montagem da documentação de sistemas.
Carga Horária: 160 h/a

 

2° Período

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Possibilita a complementação da formação profissional do estudante, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística.
Carga Horária: 80 h/a

 

MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS

Visão estratégica de negócio com foco na modelagem, documentação e otimização dos Processos de Negócios.
Mapeamento e modelagem de processos de negócio, incluindo ferramentas, notações visuais, frameworks e softwares de mercado. Gestão de processos de negócio visando o entendimento dos processos de negócio e o papel e atuação do profissional da Tecnologia da Informação no atendimento às diversas áreas de uma organização, mas principalmente na implementação de soluções tecnológicas integradas. Gestão da engenharia de requisitos de software com um olhar nos processos de negócio da empresa e suas necessidades.
Carga Horária: 160 h/a

MATEMÁTICA DISCRETA, PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

Estudo de funções, a partir da definição, incluindo função constante e funções polinomiais, e usando a matemática como uma linguagem representativa de fenômenos cotidianos na área da computação. Estatística descritiva como ferramenta que auxilia a pesquisa, desde o seu planejamento até a interpretação dos dados, através da construção e análise de tabelas e gráficos. Aspectos da análise combinatória e probabilidade possibilitando ao aluno ampliar e formalizar seus conhecimentos sobre o raciocínio combinatório e probabilístico.
Carga Horária: 120 h/a

 

METODOLOGIA ORGANIZACIONAL

Apresenta de forma ampla as fases de início, planejamento e controle da execução e encerramento de projetos de software. Define sistemas de informação, apresentando seus tipos, características e aplicações, apresentando as vantagens de tê-los em uma empresa apoiada pela tecnologia da informação.
Os temas são interligados pela definição de padrões que devem ser usados na elaboração de documentos técnicos e acadêmicos, bem como a apresentação das normas brasileiras específicas para este fim.
Carga Horária: 120 h/a


3° Período

FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO E LÓGICA

Desenvolvimento de algoritmos, utilização de tipos básicos de dados (booleano, caractere, inteiro e ponto flutuante), operadores (aritmético, atribuição, unário, lógico relacional e condicional), estruturas de seleção e de repetição, classes, métodos, encapsulamento, sobrecarga, herança, polimorfismo e tratamento de exceções. Implementação de aplicações desktop utilizando linguagem de programação orientada a objetos.
Técnicas diferenciadas para resolução de problemas e a construção do raciocínio analítico. Resolução de problemas de raciocínio, com argumentações do tipo mentiras e verdades, crescendo para as questões de proposições lógicas. Construção de tabela-verdade.
Carga Horária: 160 h/a


MODELAGEM DE SISTEMAS

Modelo de Dados Relacional, Projeto de Banco de Dados, Modelagem Conceitual, Entidade, Atributos e Tipos de Atributo, Relacionamento e Tipos de Relacionamento, Cardinalidade, Generalização e Especialização, Modelo e Diagrama ER, Modelo Lógico, Banco de Dados Relacional, Tabela, Chave e Tipos.
Introdução a Modelagem de Sistemas, Modelagem de Sistemas Orientados a Objetos, Unified Modeling Language (UML), Diagramas de Casos de Uso, Diagramas de Atividades e Descrição dos Casos de Uso, Classes e Diagrama de Classes, Diagrama de Sequência, Diagrama de Estado, Diagrama de Pacotes, Diagrama de Componentes e Implantação, Diagrama de Objetos, Diagrama de Comunicação-Colaboração, Outros diagramas: Timing, Interação, Composite Structure. Práticas e exercícios de modelagem UML, elaboração de diagramas de Casos de Uso, Atividades, Sequência, Estados, Pacotes e Implantação.
Carga Horária: 120 h/a


MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ II

Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir: Eixo Estético-somático relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania ações de extensão universitária.
Carga Horária: 120 h/a


4° Período

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Possibilita a complementação da formação profissional do estudante, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística.
Carga Horária: 80 h/a

 

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE/SERVIDOR

Programação de interface gráfica e seus componentes, enumeradores, tratamento de eventos, exceções, JDBC. Fundamentos do Modelo Físico de Banco de dados Relacional, Linguagem de interação com Banco de Dados (Structured Query Language), Estrutura básica das consultas SQL Operações de conjunto, Funções agregadas, Valores nulos, Sub-consultas aninhadas, Modificação dados no banco de dados (DML), Junção de consultas, Tipos de dados, Restrições de integridade, Definição de Tabelas (DDL), Autorização / Privilégios (DCL) e Consultas complexas Join.
Prática e exercícios de programação de interface gráfica, enumeradores, tratamento de eventos, exceções, JDBC. Exercícios práticos empregando os conceitos estudados, incluindo a criação e utilização de banco de dados relacional físico e programando com a linguagem SQL, e ferramentas de desenvolvimento em banco de dados no laboratório.
Carga Horária: 160 h/a


INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Histórico dos computadores e sua evolução; o estudo do funcionamento de um computador e de seus blocos principais (processador, memória, dispositivos de entrada e saída e barramentos). Conjunto de Instruções, Sistemas de Numeração e Aritmética Computacional.
Definição, Tipos de Sistemas Operacionais, Estruturas de Sistemas, Processos, Espaços de Endereçamento, Arquivos, Entrada e Saída, Processos e threads, Impasses. Práticas da organização, tipos de componentes, instalação e configuração de sistemas operacionais: Linux, Windows.
Carga Horária: 120 h/a


REDES DE COMPUTADORES

Introdução às Redes de Computadores, tipos de enlace, códigos, modos e meios de transmissão. Redes de computadores: locais, metropolitanas e de longa distância. Terminologia e aplicações, topologias, modelos de arquitetura e protocolos. Interconexão de redes. Níveis de transporte e de aplicação. Redes sem Fio e Redes Móveis. Práticas e exercícios de implementação e configuração de redes, utilização de aplicativos para simulação e rastreamento de pacotes e dados, análise de trafego de rede.
Carga Horária: 120 h/a

 

5° Período

ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS

Recursividade, Listas, filas, pilhas e árvores. Estruturas sequenciais e encadeadas. Análise de algoritmos, análise assintótica e notação O. Métodos de pesquisa e ordenação de dados.
Práticas e exercícios de Recursividade, Estruturas sequenciais e encadeadas, análise de algoritmos e métodos de pesquisa e ordenação.
Carga Horária: 120 h/a


BANCO DE DADOS AVANÇADO

Banco de dados NoSQL, conceitos de BigData. Modelagem OLAP, conceitos de business intelligence. Normalização de Banco de Dados, Estrutura de Indexação de Tabelas, Conceito e Funcionalidades em Otimização de consultas, Introdução ao PL/SQL e seus Conceitos básicos: Expressões e estrutura de programação em PL/SQL, criação de Stored Procedure e Functions no banco de dados.
Exercícios práticos empregando os conceitos estudados. Como utilizar o ambiente de desenvolvimento no Oracle, desenvolvimento do modelo OLAP e sua aplicação. Programação de stored procederes e functions, e depuração da programação no banco de dados.
Carga Horária: 120 h/a


DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA WEB

Desenvolvimento de sites utilizando HTML 5, JavaScript e CSS. Apresentar o funcionamento da web e protocolo HTTP, criação de páginas web dinâmicas, template de telas e integração com componentes distribuídos e integração com web webservices. Instalação e configuração de servidores de aplicações web, gerenciamento de aplicações, gerenciamento de pool de conexões com banco de dados, monitoramento e log. Implementar aplicações web que geram páginas dinâmicas.
Carga Horária: 160 h/a


6° Período

ANÁLISE NUMÉRICA

Métodos numéricos para solução de problemas práticos usando álgebra linear e programação matemática. Estratégias para modelar e estudar a resolução de problemas de produção, custos, etc., com uma abordagem matemática através dos conceitos de Álgebra Linear: Matrizes, Determinantes, Sistemas Lineares, Dependência Linear, Base e Dimensão, e dos conceitos de Programação Matemática: definição e formulação de problemas de Programação Linear, Solução Gráfica, Método Simplex e Dualidade Linear.
Visualização de soluções computacionais para os problemas matemáticos. Criação de algoritmos e sua implementação em uma linguagem de programação usando estruturas de dados não lineares, tais como, grafos, árvores e tabelas de espalhamento.
Carga Horária: 160 h/a


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Possibilita a complementação da formação profissional do estudante, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística.
Carga Horária: 80 h/a

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Estuda a natureza da ciência e da pesquisa. Introduz os princípios e técnicas de planejamento e formulação de pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico. Desenvolve atitudes orientadas para o rigor científico e para o planejamento e desenvolvimento de pesquisa.
Carga Horária: 40 h/a


QUALIDADE DE PROCESSO E PRODUTO

Introdução ao conceito de Qualidade, Qualidade de Software, Normas ISSO, Verificação, Validação e Testes de Software. Qualidade de Produto de Software, Qualidade de Processo de Software, CMMI, Casos de Testes de Software, Roteiros de Testes de Software, Tipos de Testes de Software, IHC, Usabilidade e Acessibilidade Exercícios e atividades sobre análise e medição da qualidade de produto e processo, MPS.BR, Análise de IHC, Usabilidade e Acessibilidade.
Carga Horária: 120 h/a


SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES

Ameaças e vulnerabilidades de um sistema organizacional e os três pilares básicos da segurança da informação (confidencialidade, integridade e disponibilidade). Análise de risco e planejamento de continuidade de negócios. Ferramentas tecnológicas: Firewall, IDS, IPS, VPN, Proxy, antivírus, criptografia simétrica e assimétrica. Implementação da segurança da informação usando normas e padrões de mercado, e avaliação dos processos de auditoria.
Funções de gerenciamento, aspectos de configuração, falhas, segurança, desempenho e contabilização.
Gerenciamento em diversos protocolos de rede, incluindo o protocolo internet (SNMP). Ferramentas de administração de redes e serviços e aplicações para administração de redes. Técnicas de avaliação de desempenho da rede, através do monitoramento de Serviços (revisão de probabilidade e estatística, e comparação de sistemas usando dados de amostra), de Ferramentas de Avaliação de Desempenho (simulação de geração de valores aleatórios) e de Controle de Tráfego de Redes.
Carga Horária: 120 h/a


7° Período

GERENCIAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Aspectos teóricos e aplicação prática de técnicas e modelos aplicados ao gerenciamento de TI, explorando frameworks de governança de TI e aprofundando em temas avançados do gerenciamento de projetos. Gestão e liderança de equipes de profissionais de TI, bem como a gestão do relacionamento da área de TI com as diversas unidades de negócio e níveis hierárquicos de uma empresa, em especial, os clientes diretos.
Carga Horária: 160 h/a


PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Possibilita a verificação da capacidade crítica, domínio de conteúdo e a contextualização do tema escolhido em uma perspectiva ampla. Espera-se, a elaboração do projeto de conclusão de curso e início das atividades relacionadas com o seu desenvolvimento. Será complementada pela disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Ainda que aborde temas específicos, definidos por alunos e orientadores, deverá propiciar ao aluno experimentar na prática a aplicação dos conceitos aprendidos no curso e melhor prepará-lo para atuar no mercado de trabalho ou para continuar seus estudos de pós-graduação.
Carga Horária: 40 h/a

 

SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO

Principais tópicos e técnicas do processo de apoio às decisões gerenciais. Tecnologias empregadas no processo de suporte a tomada de decisão empresarial. Projeto de Sistemas Analíticos de apoio aos processos decisórios das corporações. Tecnologias e análises empregadas para apoio as decisões da gestão de negócios.
Carga Horária: 80 h/a

 

SISTEMAS INTEGRADOS

Impacto da Tecnologia da Informação na gestão organizacional. Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP). A Internet e a evolução do ERP. Funcionalidades do ERP. Análise de Softwares de Gestão ERP. Visão Geral do ERP para a Gestão Financeira, Comercial, Materiais, Administrativo, Contábil e Custos. Visão integrada de ERP com CRM, SCM e BI. Integração de um sistema específico com os módulos de gestão. Definição de pontos de controle e identificação do valor das informações.
Carga Horária: 80 h/a

 

SISTEMAS MOBILE

Conceitos de Interação Humano-Computador, usabilidade e experiência de usuário. Utilização de ferramentas para a criação de interfaces de telas para aplicativos móveis. Prática de desenvolvimento de aplicativos móveis fazendo uso de componentes de interface de usuário, interação com outras aplicações, thread, concorrência, web services.
Carga Horária: 80 h/a

 

8° Período

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Possibilita a complementação da formação profissional do estudante, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística.
Carga Horária: 80 h/a

 

ESTÁGIO CURRICULAR

Possibilita tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia de exercício das funções profissionais preconizadas no curso, quanto à consolidação e a articulação das competências consideradas desejáveis para a formação do futuro profissional.
Carga Horária: 200 h/a

 

TÓPICOS ESPECIAIS

Visões e aplicações contemporâneas da Tecnologia da Informação são apresentadas por meio da exploração de conteúdos diversificados, como Sistemas de Tempo Real, Inteligência Computacional, Processamento de Imagens, Computação Gráfica, Dependabilidade, Multimídia, Sistemas Embarcados, Robótica, Automação, e Business Intelligence.
Apresenta também aspectos pertinentes aos Sistemas de Informação em geral que não são abordados em outros módulos, procurando contemplar o interesse particular de determinada turma e a relevância do tema para o momento em relação à evolução tecnológica. O módulo pode, ainda, servir como laboratório para a promoção de atualizações da grade curricular do curso.
Carga Horária: 160 h/a


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Possibilita o desenvolvimento de trabalho supervisionado envolvendo assuntos pertinentes ao curso de acordo com o projeto iniciado na disciplina Projeto de Trabalho de conclusão de Curso. Propicia ao aluno a experiência prática da aplicação dos conceitos aprendidos no curso para melhor prepará-lo para atuar no mercado de trabalho ou para continuar seus estudos de pós-graduação. Espera-se, além da monografia, um trabalho em que o aluno necessite efetivamente aplicar os conhecimentos técnicos aprendidos no curso.
Ainda que aborde temas específicos, definidos por alunos e orientadores, deverá propiciar ao aluno experimentar na prática a aplicação dos conceitos aprendidos no curso e melhor prepará-lo para atuar no mercado de trabalho ou para continuar seus estudos de pós-graduação.
Carga Horária: 40 h/a  

Comunicar erros

MARCELO MÓDOLO - COORDENADOR
Marcelo Modolo
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

sistemas-de-informa├з├гo.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: