Dia da Secretária

Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha - Lílian Sholes - testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.

Lílian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.

Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".

Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das conseqüências foi à divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o "Dia da Secretária".

Em alguns Estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 1.421 de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como "Dia da Secretária".

Há também o "Dia Internacional da(o) Secretária(o)", que é comemorado na última quarta-feira do mês de abril.

Ser Secretária(o) hoje é optar por uma profissão. É gostar do que se faz. É investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional. É ter consciência do seu importante papel de agente de mudança e da atuação como assessor(a) e agente facilitador.

Desde 1997, foi aprovado em um evento internacional na África do Sul (3º. Summit), e também no Brasil, a comemoração do Dia Internacional da(o) Secretária(o) na última quarta-feira do mês de abril.
Comunicar erros