Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Secretariado Executivo Bilíngue / Estágios

Estágios

Orientadoras:
Ana Maria Santana Martins
Marta da Silva Anselmo

O Estágio Supervisionado é a atividade desenvolvida pelo aluno, supervisionada pela empresa e orientada pela Universidade, que visa a integração do aluno com o mercado de trabalho e a sua preparação para um egresso competente em sua profissão. O Estágio Supervisionado ocorrerá a partir do 3º período do curso e terá a duração de 480 horas, atendendo as Diretrizes Curriculares da Comissão de Especialistas do MEC.

Será através do estágio que o aluno terá a participação efetiva no contexto da gestão de uma organização, de modo a conciliar os conhecimentos adquiridos, ao longo de sua formação, com a prática. No primeiro momento, o estágio deverá proporcionar ao aluno a familiarização com o mundo empresarial. Para tanto, o aluno efetuará um mapeamento da organização onde estiver inserido, caracterizando-a através de levantamento de dados históricos e atuais, tanto do seu ambiente interno quanto das suas diversas relações com o ambiente externo.

A seguir, espera-se que o aluno identifique, através de levantamentos sistematizados, os diversos métodos e técnicas aplicadas ao processo de gestão e administração da empresa. A partir deste levantamento, o aluno poderá efetivar, sob supervisão, a análise dos dados obtidos, identificando situações problemas e/ou passíveis de aperfeiçoamento para a realização de propostas de atuação dentro da área profissional específica.

Todo o processo de funcionamento deste estágio será matéria de regulamentação específica, a fim de melhor orientar o aluno e de garantir o acompanhamento sistematizado, em parceria com a empresa e a escola.

No início do estágio, o aluno recebe um Plano de Trabalho e todo o acompanhamento para composição estrutural do relatório de conclusão do estágio.

Ao final do estágio, o aluno apresentará um Relatório de Estágio Supervisionado (RES), circunstanciado da experiência concreta que vivenciou, acompanhado de documentação comprobatória.

A Universidade Metodista possui convênio com inúmeras empresas da região e, muitas vezes, o estágio é intermediado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE), os quais encaminham os alunos para as organizações. Além das oportunidades externas, o aluno de Secretariado Executivo poderá ocupar uma das vagas de estágio oferecidas na própria Universidade Metodista.

O CIEE de São Bernardo do Campo e o NUBE de São Paulo mantêm constante contato com nossos alunos e com a coordenação do curso. Um grande número de alunos do curso de Secretariado Executivo tem sido contemplado ao final do estágio, com a sua efetivação. Dentre as muitas empresas que mantêm convênio com a Universidade destacamos: Ford, Volkswagen, Scania, Basf, Mercedes Benz e General Motors.

Através de pesquisas e levantamentos de dados em encontros ou eventos promovidos pelo curso, para os quais convidamos os alunos egressos, constatamos que a maioria dos alunos atuam como assessores executivos de gerências, diretorias, vice-presidências e presidências. Destacamos ainda, alguns casos em que alunos estão lecionando disciplinas como Técnicas Secretariais e Eventos em cursos Técnicos de Secretariado.


Projeto Aplicativo

O objetivo do projeto aplicativo de estágio no Curso de Secretariado Executivo é oferecer ao estudante uma oportunidade ímpar para aprender novos conhecimentos e, ao mesmo tempo, refinar os já existentes, otimizando suas capacidades perceptivas, aguçando curiosidade, criatividade etc. e, numa espécie de segundo objetivo,fluir os insumos que esses conhecimentos produzirem em direção aos interesses das empresas concedentes dos estágios.

Na construção do projeto a orientação de estágio na Universidade se faz presente acompanhando passo a passo até que tenha condições de ser apresentado a um comitê de avaliação da empresa.

Esse processo visa contribuir com o feedback no desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário.O Projeto Aplicativo de Estágio é de alcance muito elástico objetivando produzir um efeito sinérgico bem amplo a saber:

a) nos estagiários: que eles consigam aprimorar suas capacitações e qualificações para atuarem adequadamente no mercado de trabalho,

b) nas empresas concedentes de estágios: que dirijam suas orientações e exigências nesse sentido, que a liberará dos encargos respectivos com esse tipo de treinamento e, mais ainda, na estimulação dos estagiários que poderão colher frutos altamente produtivos no aprimoramento dos seus processos respectivos.

Comunicar erros

REGULAMENTAÇÃO
COORDENADORA

ANA MARIA MARTINS
ana-maria.jpg
Minicurrículo

 

secretariado-executivo.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X