Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Secretariado Executivo Bilíngue / Notícias / Palestra para secretárias aponta importância de se comunicar bem

Palestra para secretárias aponta importância de se comunicar bem

Metodista celebrou Dia Internacional da Secretária na véspera, 25 de abril

28/04/2017 20h39

Evento reuniu alunas e formandas de 2015, homenageadas pela nota 4 no ENADE

Comemorado anualmente na última quarta-feira de abril, o Dia Internacional da Secretária foi contemplado na Universidade Metodista de São Paulo com importante quesito de eficiência pessoal para essas profissionais. “Falar em Público - Encare este Desafio” foi tema de palestra conduzida por Yolanda Brandão, especialista em Orientação Profissional e Carreira do NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios), que falou na noite de 25 de abril a mais de 350 convidados reunidos no salão nobre da universidade por iniciativa do curso de Secretariado Executivo Bilíngue.

A palestrante enfatizou a importância da capacidade comunicacional das pessoas e como essa competência é aproveitada na vida própria e na carreira. Essa qualidade, porém, nem sempre é suficiente se não for utilizada produtivamente. Yolanda Brandão destacou que a facilidade de expressar-se é levada bastante a sério por entrevistadores já na primeira entrevista de emprego. Deu ênfase a esse aspecto, que chamou de “peça essencial no desempenho de qualquer função”, desde estagiários até cargos de liderança.

“Aqueles que conseguem comunicar melhor seus serviços saem à frente dos concorrentes”, enfatizou, ao passar várias recomendações como o quanto é importante a naturalidade na hora de se expressar. Falou igualmente sobre cuidados com imagem pessoal e sobre a necessidade de se fazer um bom planejamento antes de apresentações. Por fim, sublinhou a indispensabilidade de se ter pronto para uso o famoso “jogo de cintura” para quando ocorre o conhecido “branco”.

A coordenadora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, professora Ana Maria Martins, apreciou a interatividade do evento: “Antes mesmo do início da apresentação começamos a entender o acerto do direcionamento dessas atividades para um público jovem, bem diversificado e muito interessado em orientações e dicas dessa ordem, para superar ou aprimorar a questão da comunicação. Para muitas pessoas, expressar-se publicamente é problema sério, quer por timidez, por insegurança, por falta de orientação ou até de oportunidade. Elas acabam travando diante de situações em que são expostas a essas exigências, como apresentação de trabalhos, participação em dinâmicas diversas, principalmente para conquista de emprego, e mesmo simples reuniões”, falou a coordenadora.

Em multinacionais

A palestrante Yolanda Brandão recordou de suas atividades de selecionadora de estagiárias no Grande ABC apontando uma singularidade: “Muitas multinacionais gostavam quando encaminhávamos para estágio alunas de Secretariado Executivo da Metodista”. Destacou o fato de hoje muitas alunas terem sido efetivadas e algumas acupando hoje cargos de assessora executiva de diretoria, vice-presidência e presidência de empresas transnacionais. Destacou ainda o diferencial do curso com idiomas de inglês e espanhol.

O evento também teve momento de emoção quando professora Ana Maria Martins homenageou formandas de 2015, que conquistaram nota 4 no último ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). A pontuação máxima é 5. Foram entregues Certificados de Meritocracia às alunas que participaram da avaliação do MEC.

A ETEC Lauro Gomes (Escola Técnica Estadual) marcou presença no encontro com mais de 130 alunas do Curso Técnico de Secretariado, acompanhadas das professoras Rosinei Bernardo Araújo e Andreia Cantarino, ambas ex-alunas Metodista.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
REGULAMENTAÇÃO
COORDENADORA

ANA MARIA MARTINS
ana-maria.jpg
Minicurrículo

 

secretariado-executivo.jpg

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: