Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Secretaria Acadêmica / Trancamento de matrícula

Trancamento de matrícula

Para interromper temporariamente as suas atividades escolares e manter o vínculo com a Universidade, o aluno deverá solicitar, dentro dos prazos previstos em Calendário Acadêmico, o trancamento de sua matrícula.

Antes da solicitação do pedido o aluno deverá conversar com a Coordenação do seu curso, para cursos presenciais, e na Coordenação Pedagógico do Polo em que o aluno se encontra matriculado, para cursos EAD. Quando o trancamento for solicitado antes do início das aulas, não haverá a exigência do pagamento da parcela de renovação de matrícula.

A soma dos períodos de trancamento de matrícula não poderá exceder a 4 (quatro) períodos letivos, incluindo o período em que o trancamento foi concedido. Não ultrapassado este tempo, o aluno terá garantido o direito de retornar às suas atividades escolares, estando sujeito à adaptação curricular.

O Trancamento deverá ser solicitado mesmo quando o estudante tiver cursado até o último período do curso com dependência/adaptação a cursar ou tiver de cumprir estágios e apresentar os relatórios devidos. Nesta hipótese, o aluno deverá requerer sua rematrícula quando puder cumprir os estágios exigidos.

O período em que o aluno estiver legalmente afastado em virtude do trancamento não será computado nos cálculos para efeito de integralização do curso.

Se o trancamento solicitado for deferido, independentemente do mês em que isso venha a ocorrer, valerá, então, para todo o período letivo a que se referir e será devido o pagamento integral das parcelas vencidas relativas aos meses nos quais o aluno esteve matriculado.

Excepcionalmente, o estudante poderá solicitar retorno ao curso no mesmo semestre letivo no prazo máximo de 15 (quinze) dias a contar da data do requerimento, devendo justificar tal solicitação.

Não é concedido trancamento de matrícula no primeiro período do curso, exceto em caso de doença grave devidamente comprovada.

Ao retornar aos estudos, o aluno deverá solicitar rematrícula, via Portal do Aluno, no link Serviços, obedecendo aos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.

Prazo final para solicitação de trancamento de matrícula no 2º semestre de 2016: 30 de novembro de 2016.

Comunicar erros