Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sbcsol / O que é uma incubadora

O que é uma incubadora?

O que é economia solidária e incubadora de empreendimentos solidários?

Entende-se por economia solidária um meio alternativo de geração de produção, distribuição de renda e consumo que vise a valorização do cidadão, e não somente questões econômicas.

Seus principais alicerces são os ideais de cooperativismo e associações que, com o passar dos anos, vêm se mostrando forma inovadora de reorganização econômica que prioriza a inclusão social, o comércio justo, a autogestão e, acima de tudo, a solidariedade.

Com o fortalecimento da economia solidária, surge também a incubação de empreendimentos solidários como método de assessoria que fornece o apoio necessário a grupos sociais inseridos no movimento da economia solidária. As principais atividades de incubação são: acompanhamento dos empreendimentos sob um olhar técnico, auxilio gerencial, administrativo e jurídico, percepção de possíveis falhas e outros setores afins. A incubação deve manter e incentivar sempre a autonomia dos atores sociais envolvidos, fazendo com que os empreendimentos se tornem autossustentáveis e  proporcionando-lhes um meio de obtenção de renda.

Para a incubação de um empreendimento ser positiva faz-se necessário manter diálogo aberto, sincero e receptivo entre todos os participantes, desde o empreendimento incubado até a equipe de incubadores, de modo que o diálogo entre os atores institucionais alcance a consolidação dos empreendimentos, sem perder as características fundamentadas pela economia solidária.

Para que isso ocorra de forma efetiva e permanente, a incubação deve proporcionar as condições necessárias para que os grupos mantenham as características autônomas e coletivas, sejam capazes de identificar seus maiores problemas, encontrando respectivas soluções, e incentivar o relacionamento cooperativo e social entre todos.

 

 

Comunicar erros