Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sbcsol / Notícias / Seminário debate SBCSol e economia solidária, dia 15 de maio

Seminário debate SBCSol e economia solidária, dia 15 de maio

30/04/2015 22h55 - última modificação 07/05/2015 21h37

Os resultados alcançados pela SBCSol - Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo serão mostrados dia 15 de maio próximo, durante seminário ‘Economia Solidária: Avanços e Perspectivas do Processo de Incubação em São Bernardo’.         

Com presença do prefeito Luiz Marinho, o evento no campus Planalto da Metodista vai debater o modelo participativo misto desenvolvido pela parceria entre a Prefeitura e a universidade em relação à política pública de geração de trabalho, renda e desenvolvimento. Apresentará também o relato de alguns dos representantes dos empreendimentos, bem como quais as perspectivas do processo de incubação.   

Haverá ainda lançamento do segundo livro sobre o projeto, intitulado “Metodologia de Incubação: Experiências de Economia Solidária em São Bernardo do Campo”.  

A SBCSol é resultado de aliança entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Universidade Metodista de São Paulo e Instituto Metodista Granbery, com recursos da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi constituída em 2012 com a proposta de fomentar a economia solidária no Município, que visa a estimular a criação, o desenvolvimento e a expansão de empreendimentos solidários.

Autogestão e colaboração

Além de colocar no centro do alvo pequenos negócios familiares e de baixa renda, a SBCSol adotou um modelo misto, pois tem como pano de fundo a mão forte do poder público e o know-how acadêmico da universidade. Mais do que isso, o modelo foi construído com os próprios participantes, que a partir de suas realidades deram forma às cartilhas, aos manuais e à prática gestora de seus empreendimentos.

A experiência da SBCSol completou dois anos em agosto de 2014 e foi relatada pela primeira vez no livro “A Política Pública e o Papel da Universidade” (Editora Educa), com organização dos professore Douglas Murilo Siqueira e Fabiana Cabrera Silva, ele coordenador do curso de Administração da Metodista e coordenador-geral da SBCSol, ela docente no curso de Pedagogia EaD e então membro da incubadora.

Confira a programação

IV Seminário Economia Solidária: Avanços e Perspectivas do Processo de Incubação em São Bernardo do Campo

Data: 15 de maio de 2015
Horário: das 14h30 às 17h30
Local: Auditório Campus Planalto da Universidade Metodista de São Paulo, Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 1.000, São Bernardo.
Evento aberto e gratuito.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,