Ir para o conteúdo.

Ferramentas Pessoais

Facebook da Metodista Youtube da Metodista Twitter da Metodista Linkendin da Metodista
Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / clipping_digital / Notícias / Maio / Dia 19 de Maio / Faculdades ajudam idosos a reinventar a terceira idade

Faculdades ajudam idosos a reinventar a terceira idade

18/05/2008

19/05/2008 09h40 - última modificação 19/05/2008 11h20

Pelo menos nove universidades da Região oferecem os cursos livres

Para que o ócio não se torne um inimigo do idoso, o ABCD conta com nove Faculdades Abertas à Terceira Idade. Nenhum dos centros educacionais exige que o aluno tenha algum tipo de formação prévia, como segundo grau completo, e pelo menos metade das faculdades abrem inscrições para as aulas no segundo semestre de 2008 (confira abaixo).

Cada instituição apresenta módulos de aprendizagens diferentes. No entanto, todas têm como objetivo o estreitamento das relações e do convívio social das pessoas com mais de 60 anos, e o desenvolvimento de projetos que façam com que os alunos executem o conhecimento adquirido em sala de aula.

De acordo com o coordenador do curso na Universidade Metodista, Moisés Benadiba, os cursos livres não são de formação e sim de informação, e por isso não é exigido nenhum tipo de certificado estudantil.  “Nós temos como objetivo a sociabilização, dar o empurrão para que o idoso perceba que pode executar em ação coletiva toda experiência particular que carrega”, explica Benadiba.

Estimulado, o idoso ganha confiança em si e passa a tratar dos problemas de saúde. É o que diz a professora de pós-graduação em Gerontologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Nádia Silveira. Após fazer uma pesquisa sobre as Faculdades Livres, ela constatou que programas como as faculdades para a terceira idade desenvolvem condições físicas e mentais que permitem a longevidade sem remédios.

“As atividades propostas e o convívio nesses espaços constituem fatores estimulantes para novas aprendizagens, tanto no sentido intelectual, como no que se refere ao modo como passa a valorizar e cuidar do corpo”, sustenta Nádia.

A professora acredita que, apesar dos avanços na criação de ambientes de convívio para pessoas com mais de 60 anos, esses espaços não comportam a demanda. “As estatísticas apontam para um aumento significativo da população idosa, ao qual ainda não corresponde à oferta de alternativas de espaços de convivência.”

Melhor Idade - Muitos são os mitos que se formam em torno da velhice, mitos que desconsideram a nova formação de idosos. Ione Rodrigues, 62 anos, faz parte dessa nova geração. É aluna da Faculdade Livre da Terceira Idade há dez anos, uma das conquistas que alcançou no que ela chama de ‘melhor idade’.

“Entrei no curso com 52 anos, fiz todos módulos e me formei. Quando acabou, me vi sozinha em casa, depressiva. Decidi mandar uma carta para o reitor da universidade para que ele permitisse a minha volta, e aqui estou hoje”, conta emocionada a aluna, que com suas colegas, continua a tocar os projetos sociais.

A colega de sala de Ione, Laís Pires Camargo, que está no seu sétimo ano de curso, acredita que depois de cumprir a função de educar os filhos, as relações sociais estão quase todas rompidas. Para ela, a mulher acaba se sentindo sozinha e desenvolve ‘neuras’, tornando o ócio um vício. “A faculdade pra mim é remédio pra minha saúde. Não consigo imaginar sem isso aqui. Se eu tivesse feito 10 anos de terapia, minha cabeça não estaria tão boa”,  garante Laís.

Serviço - Veja as opções na Região

UMESP – Universidade Metodista de São Paulo – SBC
Pré-requisito: 50 anos
Endereço: Campus Vergueiro - Av. Senador Vergueiro, 1301
Jardim do Mar / São Bernardo do Campo – SP
Tel.: 4366-5420 / 4366-5419

FAD – Faculdade de Diadema
Pré-requisito: 50 anos
Endereço: Av. Alda, 831 – Centro / Diadema – SP
Tel.: 4056-5651

FEFISA – Faculdades Integradas de Santo André – Santo André
Pré-requisito: 45 anos
Endereço: Rua Clélia,161 / Vila Pires / Santo André – SP
Tel.: 4451-0700

FAINC – Faculdades Integradas Coração de Jesus – Santo André
Pré-requisito: 40 anos
Endereço: Rua Siqueira Campos, 483 - Centro / Santo André – SP
Tel.: 4433-7477

UNIA – Centro Universitário de Santo André
Pré-requisito: 45 anos
Endereço: UNIA - Rua Senador Fláquer,459
Centro / Santo André – SP
Tel.: 4435 8899

IMES – Universidade Municipal de São Caetano
Pré-requisito: 50 anos
Endereço: Avenida Goiás, 3400  Centro / São Caetano – SP
Tel.: 4239-3200

FATI – São Bernardo do Campo
Pré-requisito: 50 anos
Endereço: FATI
na Faculdade de Direito
(Rua Java, 425, Jardim do Mar) – SP
Tel.: 4123-0222

FOCO – Faculdade Octógono - Santo André
Pré-requisito: 45 anos
Endereço: rua Fernando Prestes, 326 – Centro Santo André – SP
Tel.: 4437-5577

FAENAC – São Caetano
Pré-requisito: 50 anos
Endereço: rua Conceição, 321 São Caetano do Sul – SP
Telefone: 4223-7800


Fonte: ABCD Maior

X
Baixe aqui o aplicativo da Metodista

GRÁTIS - Na Store