Ir para o conteúdo.

Ferramentas Pessoais

Facebook da Metodista Youtube da Metodista Twitter da Metodista Linkendin da Metodista
Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / clipping_digital / Notícias / Junho / Dia 16 de Junho / MEC avalia Pedagogia com nota máxima

MEC avalia Pedagogia com nota máxima

16/06/2008

Curso obteve conceito 5 nas três dimensões que compõem a avaliação dos cursos de graduação

Os resultados da Unigran no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), já indicavam o êxito de uma proposta considerada inovadora. A média dos acadêmicos concluintes no exame é mais de 4 pontos maior do que a média nacional. Agora, a Unigran acaba de receber as notas máximas em outra avaliação do Ministério da Educação (MEC).

O curso obteve conceito 5 nas três dimensões que compõem a Avaliação dos Cursos de Graduação – qualidade do corpo docente, organização didático-pedagógica e instalações físicas, com ênfase na biblioteca. Essa avaliação é feita presencialmente, por especialistas designados pelo MEC, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Juntamente com o Enade e outros indicadores, as avaliações externas traçam o perfil de cada graduação do país. "Nosso curso de Pedagogia é um curso forte, e os acadêmicos demonstram que estão respondendo à qualidade de ensino que a Unigran oferece", disse a pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima, na abertura do 4º Colóquio de Pedagogia da Unigran nesta semana.

A pró-reitora contou que, na avaliação conduzida por professoras doutoras de duas grandes Universidades federais do país, elas enalteceram o projeto inovador do curso. Além das instalações físicas e do acervo bibliográfico, os elogios vão para a formação curricular de três anos, cuja carga horária de estudos equivalente a quatro anos (3.200 horas). Isso é possível graças às modernas tecnologias de ensino oferecidas pela Unigran.

Esse é um dos pontos mais destacados por avaliadores e professores visitantes. O curso de Pedagogia da Unigran licencia profissionais para atuar na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, e em Gestão Educacional.

Enade
Acadêmicos ingressantes e concluintes dos cursos de Pedagogia da Unigran, presencial e via Internet, prestarão o Enade 2008. No último exame, de 2005, os estudantes da instituição tiveram desempenhos destacados no Centro-Oeste e também em relação a outros cursos do país. Os concluintes, por exemplo, obtiveram média geral de 50.2 pontos, enquanto que a média do país inteiro é de 46 pontos.

O Enade mede o desempenho de alunos do último ano em conteúdos do componente curricular específico (75% do peso); mede o desempenho dos ingressantes, também em conteúdos específicos (10%), e o desempenho de concluintes e ingressantes na formação geral (15%). Em todas elas, os alunos da Unigran apresentam resultados diferenciados da maioria.

Na média que retrata o desempenho em conhecimentos específicos, os novos alunos de Pedagogia da Unigran marcaram 36.2 pontos – oito décimos a menos que a média brasileira, que é 37 pontos. Já no mesmo item, em relação aos formados, os acadêmicos da instituição alcançaram 50.3 pontos – 4.1 a mais que a média nacional, de 46.2, em conhecimentos específicos.

Os dados estão disponíveis na Internet (www.inep.gov.br/superior/enade), e uma leitura dos números revela o quanto os alunos da Unigran têm agregado conhecimentos ao longo do curso. Além disso, o conceito 3 da instituição no Enade 2005 é tendente a 4 (na escala de 1 a 5), pelos cálculos de desvio padrão (IDD). Isto é, se os 59 alunos que prestaram o exame tivessem tirado alguns décimos a mais em suas notas, o conceito final seria 4, conforme os critérios estatísticos do Inep.


Fonte: O Progresso