Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Sociedade & Meio Ambiente / Uma atitude mais sustentável traz força às empresas

Uma atitude mais sustentável traz força às empresas

Organizações estão buscando saídas para economizar com campanhas sustentáveis

28/09/2017 01h57

Erika Azevedo, administradora de condomínios

Gabrielle Marondes 
Jéssica Mariano
Foto: Jéssica Mariano

O cenário econômico que o nosso país enfrenta exige constante desenvolvimento comercial e inovação no âmbito empresarial. Entretanto, empresas de grande e médio porte se deparam com um grande desafio: o consumo de matérias-primas, as empresas buscam crescimento de maneira mais barata e, consequentemente não tão sustentável. Na maioria das vezes, estas matérias acabam não sendo renováveis e os recursos tendem a se esgotar.

 Diante deste cenário, a sustentabilidade empresarial ganha força, e consequentemente se torna um diferencial no momento comercial competitivo. Para se inserir nesta nova realidade há empresas interessadas no crescimento usando como base uma atitude mais sustentável e já alcançando grandes diferenciais com isso.  

 Erika Azevedo, Sócia Diretora de uma Administradora de Condomínios conta que através de simples mudanças no próprio cotidiano a empresa já economizou e ganhou força com uma reputação mais “amiga” do meio ambiente. Segundo ela, o crescimento pode sim vir com a ajuda da sustentabilidade e essa atitude já os ajudou a crescer e economizar mais.

 Ela cita que a economia foi grande quando começou com pequenas coisas, como diminuir as impressões, reutilizar papel, substituir os copos descartáveis por laváveis com os nomes dos colaboradores. Érica também conta que em vez de ter arquivo morto tangível, a empresa decidiu que os arquivos ficassem na nuvem, todo o procedimento agora é virtual. Apenas contratos e documentos que precisam de assinaturas ficariam nos arquivos, economizando o máximo possível de impressões, folhas e espaço.

 A sócia cita que com o dinheiro que foi economizado, investiu em uma nova plataforma virtual que trouxe o cliente mais próximo da empresa: “Agora eles utilizam o internet banking para efetuar as transações referentes ao condomínio e com esse mesmo aplicativo, foi possível trocar a antiga metodologia de reclamações e sugestões que antes eram feitas no papel, agora são pelo próprio celular”.

 Em relação à responsabilidade social, ela relata que a empresa tem parcerias com ONGs e orfanatos e estão aprimorando as campanhas de arrecadações de brinquedos, roupas e remédios dentro dos próprios condomínios: “a empresa busca ter uma reputação no mercado como uma grande companhia no âmbito social e sustentável e incentiva seus funcionários a participarem de projetos sociais”.

 Os resultados demoram para mudar, mas quando chegam, são benéficos para o capital da empresa, assim como o próprio funcionário que sente que está fazendo sua parte para salvar o mundo. 

Comunicar erros