Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Sociedade & Meio Ambiente / Um incentivo à sustentabilidade no Brasil

Um incentivo à sustentabilidade no Brasil

A Virada Sustentável trás para a cidade de São Paulo uma experiência única

01/10/2014 23h24

Francisco Maciel, CEO da Bravo Ambiental em seu show, na última edição da Virada Sustentável

Gabriela Venâncio
Giovanna Marques

Entre os dias 28 e 31 de agosto de 2014 a cidade de São Paulo sediou a Virada Sustentável, pelo quarto ano consecutivo. O evento é organizado pela empresa Virada Sustentável Eventos, em parceria com o poder público, patrocinadores e organizações da sociedade civil. É o maior evento aberto e gratuito de mobilização e incentivo à sustentabilidade do Brasil.

A Virada Sustentável reúne diversas atrações musicais e artísticas, exposições, cinema, teatro, oficinas, palestras e atividades ao ar livre. O maior objetivo do evento é ser reconhecido como um laboratório de práticas sustentáveis, estimulando as empresas privadas e públicas e a população, além de aproximar os artistas dos públicos envolvidos.

Dentre as iniciativas do evento estão à ocupação do Largo da Batata, com o objetivo de incentivar a população ao uso das áreas públicas; Debate sobre as melhorias da cidade, promovido pelo GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas); A exposição “Por um Mundo mais Verde”, promovida pelo Jardim SP, chamando a atenção para a importância das áreas verdes na cidade; Horta em Casa, oficina de hortas comunitárias e informações a agricultura orgânica; apresentação de projetos (aquecedor solar; horta ou jardim vertical, bomba de água manual).

Francisco Maciel, CEO da Bravo Ambiental, participa do evento desde a sua primeira edição, em 2001. Ele relata que se apresentou no evento fazendo um show musical, o mesmo espetáculo apresentado em conferências da ONU, em 2013 e 2014. Sua participação, no entanto, vai além dos palcos e chega à co-criação do evento. Para Francisco, a Virada Sustentável é um evento inclusivo e múltiplo, ainda mais sendo o único, que se apresenta contributivo e democrático, e se torna imprescindível para o desenvolvimento humano contemporâneo.

A Virada Sustentável contou com a presença de 900 mil pessoas que participaram das muitas atividades do evento. Ele também proporcionou a possibilidade de troca de experiências, conhecer novas iniciativas e discussões. A Virada Sustentável trás como tema a sustentabilidade que provoca, incentiva, chacoalha mentes, reflexões e abordagens, bem como possibilita novas associações, parcerias e transforma a forma de fazer negócios no Brasil.

Comunicar erros