Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Sociedade & Meio Ambiente / Relações Públicas no Terceiro Setor: entenda mais sobre essa função

Relações Públicas no Terceiro Setor: entenda mais sobre essa função

Características, desafios e o perfil do profissional que atua nessa área

02/10/2015 01h13

Raphael Terrabuio é também graduado em Publicidade e Propaganda na Universidade Metodista. Foto: Arquivo Pessoal

Thamires Quelhas
Alice Medeiros

As inúmeras mudanças do século XXI contribuíram para o crescimento das desigualdades sociais e impotência do sistema em nosso país. Neste contexto, a comoção e movimentação da sociedade em prol dessas desigualdades passou a se concretizar, organizando movimentos, ONGs, sindicatos e associações em geral que resultaram no Terceiro Setor.

A função do Relações Públicas passou a ser cada vez mais necessária dentro dele, para ajudar a consolidar e contribuir para a construção da cidadania. Dentro de uma concepção moderna e atualizada, o Relações Públicas tem um papel importante na leitura do ambiente social em que a organização se encontra.

Segundo Raphael Terrabuio, assistente de Monitoramento na e.Life, “a importância do terceiro setor se reflete em outros setores da economia também. As empresas querem ser bem vistas por seu público e a associação de sua imagem com causas comunitárias ajuda bastante”.

Há certa preocupação no sentido de se dar uma dimensão maior a ação e ao papel social ocupado por essas organizações não-governamentais. É preciso participar da gestão estratégica das organizações, assessorar em direção ao cumprimento da sua missão, visão e valores. A área de Relações Públicas, dentro de uma concepção moderna, tem um papel importante na “administração da percepção” e da leitura do ambiente social.

O interesse em definir qual o perfil da sociedade e como ela se relaciona passou a ser essencial também para saber qual o perfil ideal que um Relações Públicas deve ter diante das necessidades, já que a atividade tem sido realizada com o foco voltado para o sucesso das empresas privadas.

Comunicar erros