Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Sociedade & Meio Ambiente / Projetos sociais ajudam jovens a realizar seus sonhos

Projetos sociais ajudam jovens a realizar seus sonhos

Eles encontram no rugby a porta de entrada que precisavam para seguir a carreira de atleta

28/09/2017 01h16

Fernanda Lobato, atleta do ABC Rugby

Julia Calegari
Foto: Arquivo Pessoal

Os projetos sociais são criados a partir dos problemas de vulnerabilidade social. Eles suprem o que o Estado não oferece aos seus cidadãos. Esses projetos normalmente ficam localizados em lugares periféricos das cidades e são sustentados por órgãos privados, ou até mesmo por doações da própria sociedade. Graças a esses programas é que muitos jovens tem a oportunidade de seguir com seus sonhos no esporte, na arte e em outras áreas profissionais.

Dentre tantos projetos no estado de São Paulo, a Associação HURRA! foi criada por um grupo de pessoas apaixonadas pelo esporte e educação, com o objetivo de disseminar as filosofias do rugby como meio de transformação social. A instituição iniciou seus trabalhos em 2010 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e hoje é referência como projeto na inserção do rugby nas escolas.

O Professor Alexandre Correia, educador da Associação, conta que a HURRA! possibilitou uma compreensão maior das diferenças sociais, contribuindo na incorporação de valores morais positivos como respeito, companheirismo, disciplina e dedicação, possibilitando surgirem cidadãos mais participativos e colaborativos. Alexandre, conta ainda que sente uma satisfação pessoal e profissional por fazer parte da construção da carreira de muitos jovens.

Fernanda Lobato de Souza, atleta do rugby, iniciou sua carreira no esporte por meio da Associação em 2012. Lobatinha, como é conhecida no meio esportivo, relata que desde que pisou pela primeira vez nos gramados sempre buscou oportunidades para seguir na carreira de atleta, a HURRA! foi apenas uma porta de entrada para que Fernanda fosse em busca de seus objetivos pessoais.

Atualmente ela joga no ABC Rugby, mas reconhece a importância do projeto para o seu desenvolvimento humano e esportivo. Fernanda tem algumas conquistas no esporte, a mais recente delas foi a convocação para uma série de treinamentos com a seleção brasileira juvenil.

Assim como Lobatinha, muitos jovens encontram nos projetos sociais uma oportunidade de inserir-se na sociedade e realizar seus sonhos, através dos esportes e de tantas outras atividades que são disponibilizadas para toda a população. 

Comunicar erros