Projeto Rondon – Uma lição de vida para universitários
01/10/2014 22h30 - última modificação 29/10/2014 19h01
Maiara Oliveira
Tafnes Almeida
O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa com o apoio de órgãos federais, estaduais e municipais, além de empresas e universidades. É um projeto de integração social que abrange a participação voluntária de estudantes universitários, tendo em vista soluções que possam cooperar para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliar o bem-estar da população.
Os estudantes viajam pelo Brasil conhecendo a realidade do país fora da sala de aula. Eles plantam uma semente de aprendizado por onde passam para que as pessoas tenham uma perspectiva de um futuro melhor. Ser um rondonista não é só ensinar ou passar conhecimento, mas é aprender com as pessoas trocando experiências com as comunidades em perfeita integração e interação em prol da cidadania do Brasil.
As atividades valorizam a cultura local e promovem intercâmbio de informações. Os estudantes colocam em prática seus conhecimentos desenvolvendo atividades recreativas como: gincanas, feiras, cursos e oficinas de culinária e higiene. Realizam palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, prostituição infantil, álcool, drogas e violência contra mulheres, crianças e adolescentes.
A Universidade Metodista de São Paulo participa todos os anos do Projeto Rondon. Em janeiro de 2012, na Operação Babaçu realizada no município de Buritirana/MA, diversas ações foram realizadas divididas nos eixos comunicação, meio ambiente e renda e trabalho.
Para a ex-aluna Raquel Munhoz formada em Jornalismo pela Universidade Metodista e que participou dessa Operação Babaçu, “o Projeto Rondon me trouxe muitas experiências de vida, como valores e consciência com o próximo. As palestras e convívio com a comunidade me tornou uma pessoa muito melhor, com consciência cidadã e com a certeza de que devemos sempre conhecer nosso país para entender as diferentes realidades de nosso povo. As pessoas precisam aproveitar a época da universidade. É um momento em que estamos abertos às novas possibilidades e oportunidades que dificilmente surgirão novamente. Sem, dúvida a extensão me transformou em uma profissional mais humana”.
Para o universitário, o Projeto Rondon é uma lição para toda a vida, pois a participação vai além de ser apenas uma viagem e conhecer novas pessoas. Os estudantes aprendem a compartilhar as dificuldades de jovens, adultos e crianças do nosso país que em troca lhes dão o reconhecimento, a gratidão e as melhores experiências de suas vidas.
Para saber mais informações sobre o Projeto Rondon e como participar acesse o site www.projetorondon.pagina-oficial.com.