Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Sociedade & Meio Ambiente / Lançamento de bitucas prejudica o meio ambiente

Lançamento de bitucas prejudica o meio ambiente

Esse é um dos problemas mais sérios e menos falado

07/09/2017 01h36

 Mauricio Oliveira
Thamyres Nascimento
Foto: Pexels

No mundo atualmente existem 1,6 bilhão de fumantes, e a maioria dessas pessoas jogam suas bitucas fora e nem se perguntam aonde vai parar esse lixo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 7 bitucas jogadas fora por pessoa por dia, ou seja, são pelo menos 12,3 bilhões de bitucas descartadas incorretamente diariamente.

A maior preocupação das organizações é sobre o “esporte” mais praticado pelos fumantes que é o lançamento de bituca em vias públicas, o que é prejudicial ao meio ambiente pois só na bituca do cigarro há mais de 4.700 componentes que são tóxicos, o que pode prejudicar o solo e também ajuda a contaminar rios, córregos e com isso também pode entupir bueiros e na época de chuva causa enchentes.

Vendo os danos que um bituca de cigarro é capaz de causar, algumas empresas estão apostando em reciclagem das bitucas para tentar reverter esse problema que tanto assombra a população. O Bitueco é um programa onde a empresa disponibiliza pontos para armazenamento dessas bitucas usadas, em seguida ocorre o transporte das bitucas para usinas cooperativas que as transformam em cimenteira de papel.

Além do trabalho dessas empresas, há outras maneiras de conscientização, como por exemplo a bituca pode servir como adubo, auxiliando a zona rural com as plantações, isso acontece por causa do filtro (acetato de celulose). No Brasil a reciclagem de bitucas de cigarro é muito recente, porem com mais programas de conscientização iremos mudar essa visão atual.

 

Comunicar erros