Iniciativa de voluntários tem feito a diferença no combate à pobreza
01/10/2015 21h16
Danilo Paolini
Douglas Cruz
Apesar do alto número de pessoas ainda vivendo em situações precárias, atualmente os brasileiros são uns dos líderes em redução e combate à pobreza extrema. Além de alguns ajustes na economia, um dos principais motivos pelo qual o país tem progredido são as ações voluntárias e mobilizações da própria população em prol da erradicação da miséria.
O TETO, um projeto criado por jovens chilenos, tem feito a diferença na vida de milhões de pessoas. Com foco em fazer com que as comunidades tenham todos os direitos básicos assegurados, sejam inclusas no desenvolvimento da cidade e possuam moradias definitivas, hoje a ONG mantém operações em mais de 19 países da América Latina e Caribe e cerca de 25 mil voluntários já se mobilizaram em busca de superar a situação da pobreza e construir moradias emergenciais.
Existem várias atividades e cada uma possui um propósito específico, mas todas com o mesmo intuito: exterminar a pobreza no país. A coleta, por exemplo, é uma ação massiva que tem como objetivo arrecadar dinheiro nos faróis para angariar fundos e sustentar os projetos.
“As famílias ganham um pouco mais de dignidade social, maior motivação e condições para exercerem seus direitos. Os voluntários ganham experiência de vida e satisfação em poder contribuir com a causa”, disse André Napoli, analista de RH, voluntário e líder de construção no TETO.
Além disso, nos últimos cinco anos houve um aumento significativo de novas empresas que apoiam a causa com doações e estabelecem parcerias para incentivar os seus colaboradores a se voluntariar. De acordo com André, que se tornou voluntário através das Casas Bahia, “é oferecido orientação corporativa nas construções massivas e participação direta no desenvolvimento das casas”.
Esta é uma iniciativa que através do voluntariado se converteu em um desafio institucional e que hoje é compartilhado em todo o continente. Inclusive, a causa tem ganho cada vez mais credibilidade e mobilizado grandes marcas como Casas Bahia, Gerdau, Vivo, Natura e Banco Mercedes Benz, que são empresas que acreditam e apoiam a organização.