Importância da sustentabilidade nas organizações
29/10/2015 21h10
Débora Mioto
Samara Muniz
O contexto de sustentabilidade social surgiu nas empresas a partir do séc. XXI, devido as necessidades da sociedade em relação aos problemas sociais, ambientais e processos econômicos. As organizações querem associar suas marcas a projetos que adotem boas práticas para combater e reduzir estes fatores, porém muitas vezes essa ação acaba sendo realizada mais para mostrar o que é do que integrar seus negócios no âmbito sustentável.
Atualmente a população e os órgãos públicos têm exercido um papel fundamental na construção de uma sociedade sustentável, entendendo a importância da sustentabilidade e pressionando as organizações a se posicionarem perante as ações de sustentabilidade empresarial.
Muitas organizações não aderem a projetos sustentáveis devido à delonga do retorno financeiro, porém este cenário está mudando, as empresas estão repensando seus valores e, para Elson Aparecido dos Santos, Coordenador de Utilidades na Unilever e pós-graduado em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa na UNICAMP, “as iniciativas com o viés de sustentabilidade estão sendo colocadas como prioridade independente do benefício financeiro. Isso certamente será uma tendência por conta do grande momento que vivemos e dos compromissos assumidos pelos governantes do mundo para reduzir os impactos ambientas, mantendo o crescimento da economia”.
Com esta evolução vemos que as organizações de origem privada e pública precisam tornar visíveis os projetos de sustentabilidade, no qual estão engajadas para que essas ações gerem credibilidade significativa frente à opinião pública.
O modelo de sustentabilidade dentro das organizações é uma nova forma de fazer negócios, e que tem como foco desenvolver um novo papel da empresa na sociedade. Segundo Elson: “é possível demonstrar com atitudes de investimentos na busca de desenvolver produtos e serviços mais sustentáveis, e sobretudo que sejam acessíveis do ponto de vista financeiro para toda sociedade. Outra forma é criar mecanismos ou governança nas empresas de que as metas sejam atreladas a sustentabilidade, pois assim as empresas não irão crescer a todo custo, ou seja, deixar claro para seus colaboradores que devemos pensar a agir de forma sustentável dentro e fora da empresa”.
Para a organização se tornar modelo no mercado e ter um plano de sustentabilidade desejável é necessário que o lado econômico e sustentável seja visto e tratado de modo igual. O desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social e um crescimento econômico em longo prazo estão totalmente conectados.