Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Sociedade & Meio Ambiente / Empresas cuidam do seu entorno e criam um futuro junto à comunidade

Empresas cuidam do seu entorno e criam um futuro junto à comunidade

Incentivo à transformação influencia a melhoria da organização

02/10/2015 00h53

Marcos César, ex-funcionário da Vale. Foto: Gabriela Lemos

Gabriela Soares Lemos
Laura Amira Formiga Al-Hakim

 

A comunicação entre a empresa e a comunidade que a rodeia é um importante fator para o bom relacionamento, assim, interferindo nas múltiplas instâncias da sociedade: social, ambiental, identidária, cultural, política, entre outras. Acima de tudo, é interessante refletir a maneira que essas iniciativas podem influenciar o comportamento social dos cidadãos, incentivando a manterem ou criarem uma nova identidade individual e coletiva para todos os envolvidos, não só a empresa, como os funcionários, moradores, visitantes, etc.

Atualmente é extremamente fácil se perder na rotina e perder a percepção do que acontece ao seu redor. A praticidade celebrada por muitos em seu cotidiano nem sempre nos dá espaço para reciclagem, reaproveitamento de materiais, campanhas de conscientização e o cuidado com o meio ambiente, porém existem maneiras de se ajustar melhor à vida. Fora as pequenas ações que podemos realizar, empresas de grande porte também andam fazendo a sua parte em prol do meio ambiente.

Marcos César, ex-funcionário da Vale, explica como a empresa cuida dos seus funcionários e do seu entorno. Segundo ele, o cuidado que a empresa tem com sua vizinhança é primordial. "Por ser um lugar afastado e para que tudo funcionasse de forma atrativa aos funcionários designados para aquela unidade, eles montaram toda uma cidade diferenciada, mais adaptada ao sudeste para receber os profissionais recrutados no Brasil inteiro, com escolas, médicos, helicópteros para emergências, restaurantes, cinemas, etc. Existe a mistura de diferentes pessoas da Vale, empreiteiras, garimpeiros, índios, sem-terra, animais selvagens entre outros perigos. Estávamos sempre protegidos 24 horas por dia pelo exército brasileiro. A Vale pagava a moradia, alimentação, escola e transporte
para os funcionários e para a família de executivos, chegando a oferecer até o 18º salário”.

"A interação com o meio ambiente e as comunidades é tão importante que a Vale mantinha um grupo de 15 pessoas com orçamento de R$ 50.000,00 mensais mais um vagão hospital que atendia as comunidades ao longo do trecho bem como reuniões e concessões junto às aldeias indígenas, o que era extremamente complicado. A comunicação com as comunidades era constante e a interatividade estrategicamente tratada", lembra Marcos.

A busca de um ambiente de melhoria para o trabalho e convívio torna a responsabilidade socioambiental de todos os envolvidos uma das prioridades em seu dia-a-dia.  Não é sempre necessária uma grande causa para cuidarmos do meio ambiente, podemos fazer aos poucos e ver os resultados surgirem.

Comunicar erros