Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Sociedade & Meio Ambiente / Empresa lidera o mercado de reutilização do alumínio no país

Empresa lidera o mercado de reutilização do alumínio no país

Além dos benefícios ao meio ambiente, a reciclagem transforma a sociedade

09/10/2015 00h00

Alex Tamiozzo, formado em Engenharia em Processos de Produção. Foto: Guilherme Piai

Maria Luiza Fischer
Guilherme Augusto Piai

Leveza, resistência, beleza e altamente reciclável. Essas são apenas algumas características do terceiro elemento mais numeroso do mundo e o metal mais utilizado em escala industrial, o alumínio. A reciclagem deste elemento é um processo muito importante para o meio ambiente, pois consiste na sua reutilização para a confecção de novos produtos gerando um bom retorno financeiro para os trabalhadores e empresas e sem danos ambientais.

No Brasil, são cerca de 360 mil toneladas de alumínio que passam pelo processo de reciclagem anualmente, por isso o país se tornou o maior reciclador do metal no mundo. Este dado positivo pode ser explicado pelo fato de ser facilmente coletado, pelo seu valor de mercado e também pelo aumento da consciência ambiental dos brasileiros.

O processo de reciclagem do alumínio dura em torno de 30 a 40 dias e consiste em algumas etapas. A coleta seletiva do lixo é fundamental na etapa inicial, pois separa o lixo orgânico do reciclável. Então, primeiro as latas e outros materiais são encaminhados para a reciclagem, onde ocorre a separação das impurezas e todo o metal é picotado. Esse material já limpo é fundido a 700ºC gerando o alumínio liquido, que é transformado em lingotes ou chapas. Estes são vendidos para as indústrias que fabricam produtos e embalagens. Assim, o material retorna à cadeia produtiva.

Alex Tamiozzo, técnico de processos da Novelis, afirma que, “além de evitar a extração da matéria prima, a utilização do alumínio reciclado reduz o consumo de energia elétrica na cadeia produtiva, diminui o tempo de produção e consequentemente fornece uma maior disponibilidade do metal no mercado”. O engenheiro complementa informando que não há qualquer alteração estrutural no alumínio quando é utilizado conteúdo reciclado no processo, já que o elemento pode ser infinitamente reutilizado sem perder suas características.

A empresa Novelis é líder mundial em reciclagem de alumínio, reciclando 50 bilhões de latas de bebida por ano. Esse produto é utilizado principalmente por suas instalações de laminagem, para produção de novas folhas de latas, bem como outros laminados de alumínio com alto conteúdo de material reciclado. A organização tem oito centros de coleta e planeja criar mais nos próximos anos. Os atuais centros, que recebem latas de cooperativas de catadores, de catadores individuais ou sucateiros, compram até 50 toneladas por mês.

A reciclagem é um dos meios mais eficientes para a conservação do meio ambiente, pois é muito barata, consome pouca energia e água e reduz as emissões de gases do efeito estufa. Se esse processo não existisse os prováveis destinos de descarte desses produtos seriam os aterros sanitários ou, na pior das hipóteses, rios e terrenos. Como elas levam entre 100 e 500 anos para se decompor no solo, a poluição gerada por elas seria imensa com grandes prejuízos ambientais.

Comunicar erros