Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Sociedade & Meio Ambiente / Dieta a base de vegetais traz benefícios à saúde

Dieta a base de vegetais traz benefícios à saúde

Mudança nos hábitos alimentares como alternativa de combate a doenças

22/11/2017 23h16

Escolha de alimentos saudáveis em feira livre no ABC

Isabela Martin
Stela Ferber
Foto: Stela Ferber

 Desde a infância, fomos ensinados a comer certos alimentos tidos como saudáveis, passando a não questionar se realmente faziam bem para a nossa saúde. Devido ao modelo de alimentação imposto em nossa sociedade, quando saímos a rua para fazer uma refeição, por exemplo, torna-se mais cômodo comer alimentos processados a adotar uma dieta vegetal.

A cada dia, mais pessoas estão adotando uma alimentação vegetariana e vegana, tanto pela questão dos animais, pela natureza, quanto pelos fatores relacionados à saúde. Dietas à base de vegetais ajudam a reduzir o colesterol no sangue e a moldar uma flora intestinal saudável, por serem ricas em fibras, antioxidantes e outros fito-nutrientes. Possuem menos substâncias inflamatórias como gordura e endotoxinas saturadas, promovendo o crescimento de bactérias benéficas no intestino.

O técnico de segurança aposentado, Raimundo Lustosa, teve um AVC associado ao exagerado consumo de comidas processadas e de origem animal. “Eu tive um AVC que me causou perda de memória, depressão e aumento de peso, e também descobri que um dos meus rins estava com problema, sendo cogitado um transplante. Procurei um tratamento alternativo com uma nutricionista, sendo feita uma avaliação incluindo exames para verificar o que seria necessário para equilibrar o sistema imunológico e hormonal. Ela me indicou cápsulas vitamínicas, exercícios físicos e uma dieta nutricional que excluía alimentos de origem animal. Estou fazendo o tratamento há um ano e periodicamente volto no consultório para acompanhamento. Já perdi peso, meu humor e memória melhoraram e consegui sair do quadro de depressão”.

Uma dieta à base de plantas contribui para uma vida mais equilibrada. Uma boa alternativa são as PANC, plantas alimentícias não convencionais, que podem ser consumidas cruas, complementando e diversificando as refeições. Afinal, ser saudável não é apenas escolher os alimentos que serão ingeridos, é também ter consciência de que nossas escolhas afetam o planeta e todos os seres vivos.

 

Comunicar erros