Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Sociedade & Meio Ambiente / Consciência ambiental deve começar na infância

Consciência ambiental deve começar na infância

Crianças são educadas para preservar o meio ambiente e respeitar a natureza

23/09/2016 23h20 - última modificação 23/09/2016 23h17

Crianças da Instituição Amélia Rodrigues desenvolvem atividade para o dia da árvore, junto aos voluntários do rojeto Sustenabc

Ariel Diego Silva
Jeniffer Menezes

Foto: Ariel Diego Silva

Não é de hoje que o meio em que vivemos tem sido uma questão preocupante e foco de discussões mundiais. Meio a tanta degeneração ambiental que nosso planeta sofre, acredita-se que temos salvação desde que todas as gerações entendam o quanto somos importantes para a manutenção e preservação do nosso planeta.

Várias formas são elucidadas para resolver o problema que anda acontecendo, mas será que em paralelo estão pensando como será essa manutenção no futuro? A maioria da população adulta cresceu ouvindo que seria o futuro da nação, e claro que isso ainda procede com as nossas crianças, principalmente em relação aos cuidados com o meio ambiente.

Há 3 anos o projeto SustentABC, criado por um grupo de universitários, desenvolve trabalhos de preservação ambiental e sustentabilidade, para promover o consumo consciente e diminuição da geração de resíduos sólidos. São projetos elaborados para a região do Grande ABC a fim de pulverizar a importância no cuidado com o planeta.

Ao longo desses 3 anos, mais de mil pessoas foram alcançadas, entre elas 600 crianças puderam ter acesso as atividades desenvolvidas pelos 14 voluntários do Projeto. Especialmente na Instituição Amélia Rodrigues, cerca de 60 crianças já foram beneficiadas no segundo ano com o projeto intitulado: Amigos do Meio Ambiente: por uma infância mais consciente. As atividades para que tal objetivo seja atingido são as mais variáveis.

É notória a importância da formação do sujeito ecológico e compromissado com o planeta e com a preservação dos recursos naturais, bons exemplos, incentivos e resultados que o Projeto alcança e proporciona às crianças.

“A mudança sociocultural é algo a longo prazo, que necessita maior acompanhamento. No caso das ações desenvolvidas com crianças, notamos que conseguem interiorizar o quanto são importantes na preservação e manutenção do nosso planeta. A receptividade das crianças na aplicação das atividades é muito boa, elas se encantam com as técnicas utilizadas pelo Projeto, que privilegia a parte lúdica. Elas participam muito bem e já vem com alguns conhecimentos sobre resíduos sólidos, reciclagem etc.” Explica Patrícia Martin Alves, Coordenadora do Projeto.

É necessário que a sociedade tenha a percepção de que, através, de projetos e ações como esta, podemos de algum modo, contribuir para a formação de caráter e formação de atitude da criançada. Despertar a conscientização ambiental delas significa despertá-las para a proteção da vida.

Comunicar erros