Como uma empresa pode contribuir com a sociedade
19/11/2015 20h07
Contribuição da empresa para a Ong Núcleo de Convivência Menino Jesus. Foto: Arquivo Núcleo de Convivência Menino Jesus
Mirelle Moura
Muitos empreendedores dedicam a maior parte de seu tempo com análise dos percentuais estratégicos necessários para que a empresa ganhe o mercado e consiga crescer gradativamente. Ainda que essa seja uma questão prioritária, muitas vezes é necessário pensar em como a empresa está contribuindo para a sociedade em si.
Em função do rápido desenvolvimento do mercado nos últimos anos, sabemos que os melhores profissionais são aqueles que contribuem de alguma forma com Ongs ou entidades, não visando seu reconhecimento estratégico e sim a solidariedade. Nesse contexto, surgem as questões: Quais as principais contribuições que a empresa deve trazer para essas Ongs? Esse reconhecimento valerá de que forma?
De acordo com Valquiria Scarassati, gestora da empresa Só Fácil Tecnologia, contribuir com a sociedade de qualquer forma, é um gesto nobre e essencial em qualquer empresa no mercado de trabalho. “As pessoas não devem apenas pensar em seu prazer profissional, o prazer pessoal é tão importante quanto. É necessário se desenvolver como pessoa para fazer bem ao próximo”, completa Valquiria.
Em um Organização não Governamental que necessita de ajuda, qualquer contribuição é bem-vinda, portanto, não existem principais contribuições a serem seguidas. O reconhecimento além de ser um mérito pessoal, incentiva o restante dos colaboradores da empresa a se mobilizarem em prol de algo digno.
Ainda de acordo com Valquíria, cumpre ressaltar que a ajuda ao próximo aproxima a empresa do lado humano e faz dela um ambiente muito mais prazeroso para trabalhar, conquistando a confiança de seus funcionários e fazendo com que eles, e todos ao redor, se conscientizem que o valor material não é nada sem o valor interior.