Como conscientizar as crianças sobre o meio ambiente
13/09/2017 22h23
Renan Lopes da Silva
Bárbara Francelino
Foto: Bárbara Francelino
O processo de educação infantil é sem dúvida uma etapa de construção de uma nova sociedade que substituirá a atual geração de adultos em um longo período de tempo. A grande preocupação será se a futura geração conseguirá lidar com a responsabilidade de manter a preservação do meio ambiente na sociedade.
Pensando na situação do ensino fundamental, o Ministério da Educação tem como uma de suas funções, assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade. É um órgão que tem um papel importante que interage diretamente na situação do processo de conscientização do meio ambiente nas escolas e espaços de ensino. Por isso, grande parte da responsabilidade das futuras gerações está voltada para o que for decidido e administrado pelos atuais dirigentes deste órgão.
Durante o processo de educação infantil, professores que operam aulas precisam passar o que é importante ser ensinado para uma criança crescer e se desenvolver na sociedade e assim aprender a importância da preservação do ecossistema.
“Eu acredito que as crianças como os adultos devem aprender a cuidar do ambiente em que vivem. Para que o planeta possa ter um futuro, as crianças devem aprender a preservar e entender que todos somos responsáveis pelo ambiente em que vivemos”, diz Leni Agripino da Silva, professora da 4° série da escola Anésia Loureiro Gama, localizada em São Bernardo do Campo.
As diferentes personalidades infantis e tipos de vivencias também afetam a forma como as crianças captam as informações aprendidas em sala de aula. É necessário obter um constante resultado positivo nesse tipo de conscientização, e para isso é preciso ter funcionários aptos a tornarem essas crianças como futuros cidadãos capazes de viver em harmonia com a natureza.