Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Sociedade & Meio Ambiente / Biodiversidade e suas consequências

Biodiversidade e suas consequências

Porque devemos cuidar dela

08/10/2014 22h53

Alcarria, assessor de imprensa formado em gestão pública

Danilo Ribeiro
Marcio Oliveira
Foto: arquivo pessoal

Biodiversidade significa variedade de vida, que reúne todas as variedades de micro – organismos, assim como animais e plantas. É a junção de espécies que estabelecem a união na qual cada ser, por menor ou mais desconhecido que seja, tem um papel fundamental na formação do ecossistema.

 “Tudo isso funciona como se fosse uma grande engrenagem onde cada um, seja animal ou vegetal faz parte fundamental do sistema. Pode-se afirmar que quando uma determinada espécie é extinta, logo em seguida um tipo de animal vai deixar de existir no nosso sistema, e como por sua vez ele exercia uma função de suma importância na natureza, vai causar assim um grande desequilíbrio”, afirma Daniel Alcarria, assessor de imprensa formado em gestão pública e história e um especialista no assunto.

Grandes indústrias brasileiras tentam desenvolver determinados tipos de sistemas de reflorestamento, ou algum tipo de matéria que venham a utilizar, mas que vai evitar agredir ou extinguir o que lhe interessa.

“A biodiversidade é muito importante para a agricultura, a pecuária, a extração florestal e a pesca. Porém boa parte das espécies exploradas economicamente seja vegetal ou animal são exploradas de forma exagerada e sem controle, assim, causando danos ao meio-ambiente irreversíveis”, completa Daniel.

Economicamente, o Brasil ainda não está nem perto de um controle das espécies nativas e a falta de politicas de investimento tanto para a pesquisa básica como para o desenvolvimento de produtos é absurda. Uma perca grandiosa, já que por causa desses fatores, o Brasil não consegue calcular o quanto deixa de receber em patentes e tecnologias desenvolvidas com o estudo da biodiversidade no país.

Comunicar erros