Associação em Ribeirão Pires é destaque na luta para inclusão
01/12/2014 07h15 - última modificação 01/12/2014 07h12
Bianca Araújo
Bruna Botelho
Priscila Noronha
Enquanto a população questiona o estado precário da saúde em todos os parâmetros, há instituições que se dedicam exclusivamente em auxiliar os direitos humanos. Um grande exemplo deste trabalho é a APRAESPI (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires) considerado o maior centro de reabilitação do Grande ABC e que possui o objetivo de fazer com que os direitos constitucionais do cidadão à saúde, educação e assistência social sejam respeitados.
Credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação IV, por possuir atendimento especializado em quatro tipos de deficiência – física, auditiva, visual e intelectual -, a APRAESPI possui atualmente uma Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, um Centro Ocupacional Profissionalizante, um Centro de Autismo, uma Clínica Audiológica, um Centro Oftalmológico e um Centro Especializado em Reabilitação (“Hospital Dia”). Além disso, ela disponibiliza a população órteses, próteses, meios de locomoção, cadeiras de rodas motorizadas e aparelhos auditivos FM.
A APRAESPI está há mais de 47 anos no Grande ABC, atendendo em média duas mil pessoas por dia, impactando de forma positiva a comunidade ao seu redor. “A população da região do ABC, historicamente, tem enorme apreço pela APRAESPI, pois sabe que se trata de uma instituição séria, eficiente, que atende com qualidade e de forma humanizada. Por isso, a população sempre tem apoiado a APRAESPI, aderido às nossas mobilizações e compartilhando dos nossos anseios. Nossa entidade é vista como um patrimônio da região” comenta Maria Aparecida Moura, Diretora Técnica e Administrativa da APRAESPI.
Ao longo dessas quase cinco décadas, a APRAESPI protagonizou conquistas que representaram conforto e bem estar para região, além de atuar como um modelo para outras instituições.
Para mais informações acesse o site www.apraespi.org.br.