Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Sociedade & Meio Ambiente / A moda agora é ser ecologicamente correto

A moda agora é ser ecologicamente correto

Sustentabilidade ganha espaço no mundo fashion

09/10/2014 00h41

Texto e ilustração: Aline Martins 

Moda sempre foi uma expressão cultural, um reflexo da sociedade e do mundo em que vivemos atualmente, ou seja, apenas uma tendência, mas isso vem mudando aos poucos. A moda agora é ser sustentável no mundo fashion, e levar o “glamour” para as vitrines de uma forma ecologicamente correta.

Hoje em dia, a moda sustentável ganha espaço no meio dos fashionistas, aos poucos o mercado vem aderindo a uma forma de produção que não agrida tanto o meio ambiente em seu produto final. O assunto ainda é muito novo no mercado, um tema que vem sendo explorado não apenas no meio da moda, mas no mercado de trabalho em geral.

Diferente de antigamente, a geração do séc. XXI vem se preocupando mais com o futuro do planeta. Ariane Castro, designer de moda e atualmente estudante de economia, diz que “algumas marcas e confecções de moda, por exemplo, aderem ao seu serviço a utilização de tecidos reciclados de garrafas petes, tecidos tecnológicos e couros sintéticos, porém para manter esse tipo de trabalho envolve muita tecnologia e dinheiro, mas infelizmente são poucas as pessoas que estão dispostas a pagar por isso.”

Muitas empresas ainda visam apenas o lucro, mas existem exceções em prol de uma sustentabilidade fashion, que pretende conscientizar marcas, projetos e consumidores a uma moda ética que se preocupa com o meio social e ambiental, trazendo à tona uma questão que poucas pessoas conhecem no mercado da moda e que diariamente vem mudando pensamentos e reeducando estilistas a optarem por projetos que não sejam tão prejudiciais ao meio ambiente. “É um mercado que vem progredindo sim em algumas áreas, mas a passos lentos. Ainda pode melhorar bastante conforme os anos”, acrescenta Ariane Castro.

Certamente o mundo vem mudando, tentando se tornar cada dia melhor com novas tecnologias, novas ações, novos progressos, e o mundo da moda não fica de fora. Passou de apenas uma tendência para se tornar um comportamento, se preocupando não apenas em suprir desejos no meio social, mas também se comprometendo em fazer o melhor para o meio ambiente.

Comunicar erros